Manteiga de amêndoas caseira

Escrito por alana grelyak | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Manteiga de amêndoas caseira
Amêndoas podem se transformar em um delicioso creme (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Se você enjoou de manteiga de amendoim e quer um pouco mais de variedade em sua vida, experimente manteiga de amêndoas. Prepará-la em casa pode ser divertido e econômico. Também lhe permite controlar o sabor, a quantidade de sal e a consistência.

Outras pessoas estão lendo

Como escolher suas amêndoas

Use amêndoas frescas e inteiras. Se elas estiverem velhas demais ou forem compradas em lâminas, você corre o risco de criar uma manteiga de amendoim rançosa. Também é possível comprar amêndoas ainda com casca, mas você precisará quebrá-las e descascá-las individualmente antes de preparar a manteiga, o que torna a tarefa mais trabalhosa. Depois de descascar as amêndoas, decida se você quer retirar a pele, que pode dar um sabor um pouco amargo à manteiga, e tornar sua textura mais granulosa. Se você preferir retirar as cascas, pode fazer isso despejando água fervente sobre elas, em uma panela ou vasilha. Espere entre dois a três minutos, retire o excesso de água, e retire a pele de cada amêndoa usando as mãos. Se quiser pular esse passo, mas preparar uma manteiga de amêndoas cremosa, pode comprar amêndoas sem pele.

Torrar ou não?

Torrar as amêndoas no forno dá a elas um sabor mais intenso, apesar de algumas pessoas preferirem o sabor da manteiga de amêndoas crua. Você pode experimentar para ver qual lhe agrada mais. Se você preferir usar amêndoas cruas, pode passar para o próximo passo. Se quiser torrá-las, faça isso agora. Pré-aqueça o forno a 180 °C, e espalhe as amêndoas em uma assadeira. Coloque as amêndoas no forno e confira regularmente, sacudindo a assadeira para evitar que queimem. Quando ficarem douradas, estão prontas. Retire-as do forno e prepare-se para passá-las pelo processador de alimentos.

Processando as amêndoas

Use um liquidificador ou processador de alimentos para esse passo. Coloque as amêndoas no eletrodoméstico e ligue-o. É melhor usar amêndoas que estejam levemente mornas, recém-saídas do forno. Você precisará bater as amêndoas por cerca de dez minutos, para liberar seus óleos, então assegure que o eletrodoméstico que você esteja usando suporte o processo. As amêndoas podem parecer muito secas no início, mas quanto mais tempo são processadas, mais elas liberam seus óleos, e formam uma consistência mais cremosa. Se quiser, você pode adicionar sal, a gosto.

Adicionando óleo e usando a criatividade

Se a consistência de sua manteiga de amêndoas ainda estiver seca demais para seu gosto, pode adicionar qualquer tipo de óleo vegetal durante o processamento, para torná-la mais macia. Azeite de oliva é uma boa escolha, ou você pode usar óleo de linhaça para aumentar o teor de ômega-3 em sua manteiga. Adicione o óleo lentamente e tenha cuidado para não colocar demais. Processe tudo até obter uma mistura macia. Se quiser ser mais criativo, pode adicionar mel, qualquer tipo de açúcar ou adoçante, ou até mesmo chocolate.

Armazenamento

Coloque sua manteiga já pronta em um pote hermético com tampa. Se quiser consumi-la imediatamente, pode deixá-la no armário, à temperatura ambiente, por até 30 dias. Se quiser guardá-la por mais tempo, coloque-a na geladeira para evitar que estrague. Se você usou um tipo de óleo que requer refrigeração, como o óleo de linhaça, coloque na geladeira imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível