on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como matar as bactérias de um aquário com sal

Atualizado em 20 julho, 2017

Colocar sal em um aquário de água doce não o tornará um tanque de água salgada, mas pequenas quantidades de sal beneficiarão os peixes e matarão bactérias. A maioria dos organismos naturalmente possui íons de sais, com o peixe tendo concentrações mais altas que a bactéria. Se a água ao redor do organismo for mais salina que ele, um processo chamado de pressão osmótica filtrará os fluidos e o sal do organismo, desidratando-o e matando-o. Os organismos unicelulares que criam as bactérias morrem em um tanque com pequenas quantidades de sal, mas muitos peixes crescerão no mesmo ambiente.

Instruções

Aquários de água doce com peixes oferecem uma atmosfera tranquila a uma casa (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Compre sal. O sal de cozinha pode ser usado no aquário, mas leia os ingredientes e compre um produto natural, sem aditivos. Você pode encontrá-lo em supermercados na seção de comida natural. O sal usado deve conter apenas seus ingredientes naturais, sódio e cloro.

    Loading...
  2. Remova todas as plantas vivas e dissolva o sal em um balde de água doce. Ele fará as plantas murcharem. Quando o sal tiver dissolvido completamente, derrame lentamente no tanque. Use uma colher de chá de sal a cada quatro litros de água. O sistema de filtração o passará pela água e o distribuirá uniformemente. Aos poucos, coloque as plantas de volta ao aquário depois de vários dias de filtração da água.

  3. Mantenha os níveis de sal certos para matar as bactérias e manter os peixes saudáveis. Kits para testes e instrumentos vendidos para medir o nível de sal de água salgada ou aquários marinhos não poderão detectar os níveis mais baixos de sal colocados no aquário de água doce. O nível de salinidade será aproximadamente de 1.0005 a 1.0009 ppm (partes por milhão). Depois que o sal for adicionado, ele não evaporará.

  4. Monitore os níveis de água Se você fizer grandes alterações na água, removendo de 30 a 50% do aquário, adicione apenas o sal necessário, calculando quantos litros de água foram adicionados e coloque a quantidade apropriada de sal.

Loading...

Dicas

  • O sal ajuda os peixes a se recuperar de ferimentos ao retirar os fluidos da ferida para a água ao seu redor, permitindo que ela se cure.
  • O sal mata parasitas, mas não mata as bactérias boas produzidas pelo filtro biológico que é necessário para transformar a amônia produzida pelos peixes em nitrato para a absorção das plantas.
  • Se o peixe tiver hidropsia, uma doença comum em peixes de água doce e que causa o acúmulo de fluidos, adicione sulfato de magnésio ao invés de sal normal na quantidade de 1/8 colheres de chá por 20 litros de água.

Aviso

  • A água do mar vendida pelas lojas de aquários normalmente é misturada com outras substâncias, que aumentarão o pH e a densidade da água.
  • Alguns peixes não podem ficar em água com sal. Alguns são smooth-skinned catfish, Corydoras, tetras, angelfish, discus, loaches e betas. Pesquise referências para o peixe que você tem para ter certeza que ele pode tolerar o sal antes de adicioná-lo.

O que você precisa

  • Sal sem aditivos
  • Balde

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...