Mais
×

Materiais usados em engrenagens e polias

Engrenagens e polias são muito úteis, existindo um número quase infinito de usos para elas, desde transmissões automotivas a aparelhos náuticos. Além disso, relógios mecânicos dependem exclusivamente de engrenagens e polias para mover os ponteiros. Entendendo a força necessária em um projeto, você entenderá por que apenas alguns materiais podem ser usados para fabricá-las.

Uma variedade de materiais é usada para fabricar engrenagens e polias (gears image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)

Aço inoxidável

Para aplicações marinhas, aço inoxidável é o material preferido para fabricar polias, molinetes e uma variedade de aparelhos náuticos, já que não corroerá ou formará ferrugem. Isso é verdade particularmente em ambientes com água salgada, onde o aço comum criaria ferrugem rapidamente. Polias são encontradas em aparelhos no topo do mastro de veleiros, sendo usadas para içar as velas. Outro lugar em que são usadas é na base das velas, onde cordas amarram as velas ao barco. Além disso, em todos os barcos, a corrente da âncora passa por uma polia, que é feita de aço inoxidável.

Aço

Para engrenagens usadas no sistema de transmissão de carros, o aço é o material preferido. Ele é resistente e mantém bem o formato, que é fundamental, uma vez que toda a potência do motor passa pela transmissão. Por exemplo, uma engrenagem pode precisar transferir mais de 100 cv para uma segunda engrenagem. Se elas forem fabricadas com um material mole, como alumínio, os dentes se deformariam.

No seu nível mais básico, um relógio mecânico não passa de uma transmissão. A velocidade dos ponteiros diminui, fazendo com que um deles faça uma volta a cada 60 segundos. Outros ponteiros demoram ainda mais para completar uma volta, marcando os minutos e as horas. Muitos relógios também usam aço para suas engrenagens.

Latão

Muitos mecanismos com engrenagens são de latão. O latão não é tão resistente como o aço, mas é o suficiente para setores onde apenas um pouco de dureza é necessário. Muitos relógios possuem engrenagens de latão, já que a tensão é muito pequena. O mecanismo conhecido mais antigo é a máquina de Anticítera. Arqueologistas acreditam que foi feita por volta de 80 a.C. Análises por raio-x revelaram que suas engrenagens foram feitas de bronze, que se aproxima do latão. Sua função ainda não é completamente entendida, mas pesquisas ainda estão sendo feitas.

Madeira

Historicamente, a madeira era usada para fabricar polias antes dos metais serem usados. Muitos veleiros antigos, como os dos vikings ou dos romanos antigos, usavam polias de madeira para içar as velas com a ajuda de cordas. Atualmente, a madeira não é mais usada para fabricar engrenagens e polias, já que os metais são bem mais resistentes. Pessoas que fazem da fabricação de relógios um passatempo, entretanto, usam madeira para criar todas as engrenagens.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article