Ovos de ganso e ovos de galinha

Escrito por erin maurer | Traduzido por lucas magalhães
Ovos de ganso e ovos de galinha
Ovos de galinha e de ganso são excelentes para o café da manhã (Image by Flickr.com, courtesy of Toni)

Durante muitos anos, o padrão da indústria de ovos era os ovos de galinha. Ovos de galinha ainda são o timo mais comum nos supermercados pelo mundo. Contudo, alguns fazendeiros começaram a cultivar ovos de ganso para propósitos culinários ou de decoração. Ovos de ganso são mais comumente encontrados em mercados de fazendeiros para lojas de varejo.

Tamanho

Ovos de ganso são consideravelmente maiores que os de galinha e possuem uma casca mais grossa. Quando cozido, um ovo de ganso equivale a aproximadamente quatro ovos de galinha.

Usos

Durante anos, ovos de ganso foram usados para fazer arte e para decorações com ovos por terem uma superfície mais larga e uma casca mais dura que os de galinha. Atualmente, existe um crescimento no uso de ovos de ganso em alimentos cozidos ou assados. Lembre-se de procurar receitas que usem ovos de ganso, pois eles são mais largos que os de galinha e as proporções não serão as mesmas.

Valor nutricional

Um ovo de ganso possui 266 calorias, e um ovo extra-largo de galinha contem 80 calorias. Apesar de parecer uma grande diferença, o valor nutricional dos dois é comparável, já que um ovo de ganso equivale a quatro ovos de galinha.

Sabor

Quando mexidos, ambos os ovos possuem sabor similar, embora os ovos de ganso pareçam um pouco mais secos. Aqueles que costumam cozinhar com ovos de ganso recomendam seu uso em receitas doces, pães de Yorkshire (tipo de pão famoso na Grã-Bretanha) e omeletes.

Textura

Ovos de ganso cozidos são mais firmes que ovos de galinha. As gemas dos ovos de ganso são mais cremosas que as dos ovos de galinha.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível