O megalodonte e o grande tubarão branco

Escrito por erin maurer | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O megalodonte e o grande tubarão branco
O grande tubarão branco pode ter parentesco com o megalodonte (Image by Flickr.com, courtesy of Allan Lee)

Por muitos anos, os cientistas têm debatido se o antigo tubarão megalodonte seria um ancestral do grande tubarão branco. Enquanto este fato ainda não é investigado, as duas espécies compartilham várias semelhanças. Ambos têm dentes e maxilares semelhantes em forma, bem como hábitos alimentares semelhantes. Enquanto o corpo do megalodonte é quase o triplo do tubarão branco, ambos provavelmente têm forma semelhante. Somando tudo, o tubarão pré-histórico parece ser uma versão maior do grande tubarão branco de hoje.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Os cientistas não sabem o tamanho exato dos megalodontes, pois os corpos dos tubarões são cartilaginosos e não ósseos, cartilagem não se fossiliza bem. Dentes de megalodontes foram estudados para determinar o tamanho do tubarão que provavelmente teria cerca de 12 m de comprimento ou mais. Os grandes tubarões brancos em média têm entre 3,5 e 5 m de comprimento, com o maior registro sendo 7 m.

Dentes

Ambos os tubarões têm dentes triangulares, afiados com bordas serrilhadas. Dentes de tubarões brancos medem tipicamente 7,5 cm de altura, enquanto os dentes do megalodonte tem 16 cm de altura. Ambos possuem dentes situados em várias linhas e usam as duas primeiras linhas para capturar presas. Novos dentes entram no lugar quando os mais velhos se tornam desgastados ou se quebram.

Mandíbulas

Enquanto a forma exata das mandíbulas de um megalodonte é desconhecida, os cientistas acreditam que ele tinha a mesma largura da boca aberta que um grande tubarão branco. As estimativas sugerem que um megalodonte poderia abrir suas mandíbulas a 1,8 m de largura e 2 m de altura. O megalodonte provavelmente engoliria um tubarão branco inteiro com pouca dificuldade.

Dieta

Tubarões brancos jovens comem raias, peixes e tubarões menores, enquanto os adultos comem leões-marinhos, focas, pequenas baleias dentadas e tartarugas marinhas. Uma grande refeição pode manter um tubarão branco satisfeito por até dois meses. Megalodontes provavelmente comiam pequenas baleias. Ambos os tubarões rasgam suas presas e engolem pedaços inteiro, sem mastigar.

Distribuição

Grandes tubarões brancos nadam em águas temperadas, o que significa que a água não está muito quente ou nem muito fria e foram vistos ao longo de muitos litorais. Eles comumente aparecem na costa leste dos Estados Unidos, do Alasca à Califórnia, e perto da Austrália e Nova Zelândia, América do Sul e África do Sul. Megalodontes podem ter nadado em regiões parecidas. Os dentes foram encontrados na América do Norte, América do Sul, Europa, Oceania e Índia.

População

Megalodontes estão extintos, mas os cientistas acreditam que ele viveu durante o período de 25-1,6 milhões de anos atrás. Devido à caça, a grande população de tubarões brancos está em declínio, e vários lugares consideram agora o tubarão branco uma espécie protegida, incluindo os Estados Unidos, Austrália e África do Sul.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível