O que é melhor para baixar colesterol: levedura de arroz vermelho ou pantetina?

Escrito por christie bailey | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é melhor para baixar colesterol: levedura de arroz vermelho ou pantetina?
O arroz vermelho produz uma levedura usada para fins medicinais (Eising/Photodisc/Getty Images)

A levedura vermelha e a pantetina são dois suplementos alimentares eficazes para baixar os níveis de colesterol. Os dois são relativamente seguros e livres de efeitos colaterais, mas há algumas controvérsias ao redor do uso da levedura de arroz vermelho, pois ele naturalmente contém a substância da qual se extrai a lovastatina, um remédio que só pode ser vendido sob prescrição médica.

Outras pessoas estão lendo

Definições

Lipídios. Gorduras. Elas incluem colesterol, esteróides, triglicerídeos e ácidos graxos.

Colesterol: um esterol produzido pelo corpo e também adquirido através da alimentação. Tem um papel importante na manutenção da estrutura das membranas celulares. Também é necessária para a síntese de outros hormônios esteroides e algumas vitaminas lipossolúveis. O colesterol é uma substância essencial para a saúde e para a vida; entretanto, o corpo produz todo o colesterol que precisa, e não é necessário inclui-lo na sua dieta.

LDL: lipoproteína de baixa densidade. Uma molécula que leva o colesterol para dentro das células. Também conhecido como "colesterol ruim" porque seus níveis elevados são relacionados ao surgimento de doenças cardíacas.

HDL: Lipoproteína de alta densidade. Uma molécula que leva o colesterol para fora das células e para o fígado, onde pode ser degradado ou usado para funções importantes. É também conhecido como "colesterol bom", pois seus níveis elevados protegem o corpo das doenças do coração.

Triglicerídeo: essa gordura pode formar óleos vegetais e animais.

Levedura vermelha

De acordo com o livro "Natural Standard", de Catherine Ulbricht e Ethan Basch, a levedura vermelha tem sido usada para fins medicinais na medicina tradicional chinesa há séculos, e tem aparecido mais recentemente em vários suplementos para reduzir o nível de colesterol. Entretanto, desenvolveu-se inicialmente como alimento comum nos países asiáticos. É produzido através do crescimento do fungo Monascus purpureus no arroz (essa "levedura de arroz vermelho" se parece com grossos e vermelhos grãos de arroz, daí o nome). Uma das substâncias encontradas no produto é a monacolina K, de onde se extrai a lovastatina, uma medicação vendida apenas com autorização médica. Por conter naturalmente essa droga, há certa polêmica em torno da levedura vermelha. De acordo com o "Natural Standard", a substância se provou eficaz em baixar o colesterol total, o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos.

Pantetina

A pantetina é uma substância relacionada à vitamina B5. É uma precursora da coenzima A, vital para várias funções metabólicas, incluindo a quebra e produção de lipídeos. De acordo com um estudo sobre a substância publicado em 1998 na Revista de Medicina Alternativa, suplementos alimentares à base de pantetina gradualmente diminuem o nível de lipídios "ruins" (LDL e triglicerídeos), e aumentam o nível do colesterol "bom", o HDL.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da levedura vermelha parecem ser mínimos. Por conter naturalmente o composto de onde se extrai a lovastatina, alguns dos efeitos colaterais podem ser os mesmos da medicação, incluindo dor muscular e náuseas gastrointestinais. De acordo com o livro "Natural Standard", pessoas com problemas de fígado não devem usar produtos que contenham levedura vermelha.

De acordo com o estudo sobre a pantetina, ela parece ser quase que completamente livre de efeitos colaterais. Ocasionalmente, pode causar mal estar no sistema gastrointestinal.

Advertência

Converse sobre seus níveis de colesterol e triglicerídeos com seu médico. Se estiverem altos, converse sobre as opções de tratamento antes de tentar se tratar sozinho. Há vários tratamentos disponíveis para o problema, incluindo mudanças na alimentação, exercícios físicos e medicamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível