O melhor plano de dieta para pacientes com SOP

Escrito por molly land | Traduzido por aline cortez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O melhor plano de dieta para pacientes com SOP
Coma alimentos integrais para controlar os níveis de insulina (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um desequilíbrio hormonal comum em mulheres. Ela afeta uma em cada dez mulheres nos Estados Unidos. Seus sintomas incluem menstruação irregular e excesso de pelos pelo corpo. Acredita-se que a insulina tem relação com a SOP, pois seu excesso pode estimular a superprodução de testosterona, que é responsável pelos sintomas da SOP. Controlar a insulina através da dieta pode ajudar a aliviar os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Carboidratos

Escolha carboidratos próximos do seu estado natural e que sejam ricos em fibras e pobres em açúcar. Evite ou limite os carboidratos refinados. Os carboidratos complexos levam mais tempo para serem digeridos, logo os açúcares são liberados mais lentamente, prevenindo um pico de insulina. Escolha frutas frescas no lugar de sucos ou frutas enlatadas em calda. Coma vegetais com pouco amido como espinafre e cenoura em vez dos ricos em amido como milho e batata. Acrescente grãos integrais à sua dieta na forma de pão de trigo integral, arroz integral, aveia e cevada e elimine alimentos com farinha refinada. Escolha um cereal que tenha cinco ou mais gramas de fibras em cada porção; evite cereais açucarados e donuts. Beba água, chá sem açúcar e refrigerante diet. Nos intervalos entre refeições coma iogurte, picolé e gelatina. Evite guloseimas que contém muito açúcar e carboidratos, como balas e cookies.

O melhor plano de dieta para pacientes com SOP
Mulher descascando uma cenoura (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Fibras

Tente comer pelo menos 25 gramas de fibras todos os dias. Chegue a essa quantidade lentamente para evitar problemas de estômago. Acrescente leguminosas como feijão-fradinho, grão-de-bico, lentilha e feijão-de-lima à sua dieta. Use-os em guisados, sopas e em recheio de sanduíches. Escolha vegetais ricos em fibras como nabo, salsinha, repolho, brócolis, espinafre e pepinos. Coma frutas como framboesas, maçãs, cerejas, toranjas, pêssegos e morangos. Elas também são ótimos ingredientes para smoothies.

O melhor plano de dieta para pacientes com SOP
Guisado (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Gorduras

Reduza a ingestão de gorduras saturadas. Escolha leite e queijos sem ou com pouca gordura. Compre carnes magras e retire a gordura visível antes de preparar. Escolha azeite de oliva para cozinhar e usar como tempero. Ingira mais gorduras mono e poliinsaturadas de nozes, amêndoas, sementes de linho e de abóbora. Evite fritar os alimentos. Prefira assar, cozinhar no vapor ou grelhar.

O melhor plano de dieta para pacientes com SOP
Azeite de oliva (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Refeições

Inclua gorduras e proteínas em todas as refeições e lanches a fim de retardar a liberação do açúcar dos carboidratos que você ingere. Coma pequenas porções de alimento com frequência durante o dia, em vez de três grandes refeições, para que o açúcar no sanguíneo fique sob controle. Quando estiver com fome, coma algo como carne ou vegetais, pois não afetam muito o nível de açúcar e de insulina. Reduza o consumo de alimentos processados e sal. Limite o tamanho das refeições para não superestimular a secreção de insulina. Comer menos pode também ajudar a perder peso, reduzindo ainda mais os sintomas da SOP.

O melhor plano de dieta para pacientes com SOP
Mulher comendo cenoura (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível