Como melhorar a baixa autoestima em adolescentes

Escrito por amy morin Google | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como melhorar a baixa autoestima em adolescentes
Ser zombado por colegas diminui a autoestima dos adolescentes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As mudanças físicas vividas durante a puberdade, combinadas com a pressão dos colegas e da mídia, são os combustíveis para uma autoimagem negativa adquirida por muitos adolescentes. Outros fatores que contribuem para a baixa autoestima incluem sofrer bullying, o status socioeconômico, a saúde física e o apoio dos pais. A baixa autoestima aumenta o risco de um adolescente desenvolver problemas mentais, como a depressão. A American Academy of Child and Adolescent Psychiatry também cita a baixa autoestima em adolescentes como um fator de risco para o desenvolvimento significativo de problemas como o abuso de substâncias. Ajude seu adolescente a melhorar sua autoestima encorajando-o a mudar o modo como pensa e como passa seu tempo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Foco no lado positivo

  1. 1

    Parabenize os adolescentes por seus esforços, mesmo que eles não tenham conseguido seus objetivos. Forneça reconhecimento pelo trabalho duro nos treinos esportivos e nas atividades acadêmicas. Louve comportamentos positivos, como fazer escolhas saudáveis e resolver problemas complicados. Ensine os adolescentes a reagirem ao fracasso saudavelmente.

  2. 2

    Seja um modelo de autoestima saudável. Mostre aos adolescentes a importância do autorreconhecimento e evite ser autocrítico na presença deles.

  3. 3

    Ensine os adolescentes a reconhecer distorções cognitivas e substituí-las por pensamentos mais realistas. As pessoas com baixa autoestima tendem a ter uma visão distorcida de si mesmas e do mundo. Elas esperam, frequentemente, que as coisas se tornem negativas. Por exemplo, se um adolescente diz "todos rirão de mim quando eu fizer minha apresentação", lembre-o de que ele pode, na realidade, se sair bem e a audiência pode gostar da apresentação. Outras distorções podem incluir se culpar excessivamente e se tornar excessivamente crítico com qualquer coisa, exceto a perfeição.

  4. 4

    Ajude os adolescentes a determinar objetivos de curto e longo prazos. As metas de curto prazo, como completar a lição de casa a cada dia da semana ou preencher duas candidaturas de trabalho, ajudam a manter o adolescente focado. Os objetivos de longo prazo, como tirar carta de motorista e economizar dinheiro suficiente para comprar um carro, dão aos adolescentes algo pelo que esperar. Alcançar metas fornece um senso de comprometimento e melhora a autoestima.

    Mudanças comportamentais

  1. 1

    Encoraje os adolescentes a passarem um tempo com os amigos e com a família. Os adolescentes com baixa autoestima tendem a se isolar, o que faz com que fiquem piores. Limite o tempo que eles passam jogando vídeogame, usando o computador e vendo televisão.

  2. 2

    Ajude os adolescentes a encontrarem seus talentos. Estimule-os a praticar um esporte, tocar um instrumento ou se juntar a um clube até que eles descubram algo em que possam se sobressair. Ensine-os que eles não precisam ser bons em tudo, mas o que escolherem deve ser prazeroso.

  3. 3

    Crie oportunidades para os adolescentes fazerem trabalhos voluntários e ajudarem os outros. Fornecer ajuda aos outros ajuda a melhorar os sentimentos sobre seu próprio valor. Existem muitas oportunidades de voluntariado disponíveis para adolescentes, como visitar pessoas em uma enfermaria ou cuidar de animais em um abrigo local.

Dicas & Advertências

  • Obtenha a ajuda de outros pais de adolescentes para aprender lidar com os problemas de autoestima.
  • Converse com os tutores escolares de seu filho sobre clubes e organizações dos quais seu filho possa se beneficiar.
  • Se seu adolescente aparenta estar depressivo ou com problemas de abuso de substâncias, procure o aconselhamento de especialistas. Um profissional de saúde mental pode fornecer uma avaliação completa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível