Como melhorar o desempenho do cérebro

Escrito por stephanie slaughter | Traduzido por agmar vitti
Como melhorar o desempenho do cérebro

Fazer exercícios simples pode ajudá-lo a processar informações mais rápido

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Quer você seja jovem ou velho, fazer exercícios simples para melhorar a capacidade do seu cérebro pode ajudá-lo a processar informações mais rapidamente e prevenir algumas doenças associadas à idade, como o Mal de Alzheimer. Tente os exercícios abaixo para manter sua mente sempre aguçada.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1
    Torne-se um leitor dinâmico

    Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

    Torne-se um leitor dinâmico. Encontre um curso que ensine a técnica de leitura dinâmica. Aprender a ler informação mais rapidamente ajuda você a processar a informação do texto com mais velocidade, assim como treina seu cérebro para observar detalhes visuais mais facilmente. Observar detalhes visuais não lhe proporcionará uma memória fotográfica se você não tiver nascido com esta habilidade, mas irá ajudá-lo a observar detalhes num texto mais rápida e facilmente, aguçando suas funções cerebrais (ver Recursos abaixo).

  2. 2
    Um texto lido antes de ir pra cama será lembrado mais fácil no dia seguinte

    NA/PhotoObjects.net/Getty Images

    Veja se consegue absorver tudo ue lê. Ler algo por alguns minutos e depois silenciosamente perguntar-se a respeito do que acabou de ler pode ajudar melhorar a retenção muito mais do que simplesmente reler várias páginas de um texto sem pensar na informação ou usá-la de alguma forma. Perguntar-se sobre o que leu pode melhorar a capacidade do seu cérebro e treiná-lo a lembrar da informação retida de forma que ela seja classificada e usada mais tarde. O conteúdo de algo lido pouco antes de ir pra cama provavelmente será a última informação processada, ajudando-lhe a lembrar o que foi lido quando acordar.

  3. 3
    O consumo elevado de álcool mata os neurônios

    Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images

    Escolha com cuidado os suplementos nutricionais para o cérebro. Existem vários tipos de suplementos para o cérebro no mercado, e alguns de fato funcionam, mas antes de tomá-los, consulte um médico e pesquise um pouco a respeito do produto. Existem suplementos para adultos e para crianças. Alguns ajudam na função de memorização, enquanto outros aliviam a fadiga cerebral ou aumentam o QI em crianças, ajudando-as a aprender mais eficientemente (ver Recursos abaixo). Uma dieta equilibrada também maximiza o efeito dos suplementos. Evite maus hábitos que destroem neurônios, tais como o uso de drogas, tabagismo e consumo elevado de bebidas alcoólicas.

  4. 4
    Evite usar calculadora

    Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

    Teste-se com operações matemáticas básicas. Embora pareça que apenas estudantes do ensino fundamental deveriam fazer isso, testar-se com operações matemáticas básicas pode de fato melhorar sua capacidade cerebral, uma vez que a matemática é a forma mais básica de lógica e raciocínio. Teste-se diariamente com um maço de cartões pedagógicos contendo adições e subtrações para verificar se você se lembra de problemas fáceis de matemática do ensino fundamental. Procure por jogos online de aprimoramento cerebral (ver Recursos abaixo). Tente fazer contas em papel em vez de usar calculadora.

  5. 5
    Os quebra-cabeças ajudam a melhorar a capacidade cerebral

    Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

    Compre um livro de testes de lógica. Assim como os testes com operações matemáticas, um livro de testes lógicos abstratos também pode ajudar a melhorar sua capacidade cerebral. Um exemplo deste tipo de teste é a visualização de figuras e padrões gráficos. Você terá que usar sua capacidade de lógica e raciocínio para descobrir qual objeto virá numa sequência mostrada. ´É possível também procurar na internet por mais testes de lógica e quebra-cabeças disponíveis (ver Recursos abaixo).

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media