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Como melhorar suas habilidades de comunicação interpessoal

Atualizado em 17 abril, 2017

Habilidades de comunicação interpessoal referem-se às habilidades necessárias à comunicação e interação eficaz com outras pessoas. Elas incluem a forma como as pessoas transmitem seus pensamentos e sentimentos aos outros, e são necessárias à interação saudável nas diversas relações que ocorrem como parte da vida cotidiana.

Manter contato visual é uma boa habilidade interpessoal (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Preste atenção à sua linguagem corporal

Uma boa comunicação interpessoal envolve mais do que apenas falar claramente. Ela também engloba a arte de comunicar-se de forma eficaz através de gestos e outras ações não verbais. A linguagem corporal pode ser tão importante quanto a palavra falada. Por exemplo, inclinar-se ligeiramente na direção da pessoa que está falando é um sinal de que você está interessado no que ela tem a dizer. Fazer o contrário, como se afastar do falante ou inclinar-se para trás, dá a impressão de que você pode não estar interessado. Esse tipo de ação inconsciente pode interferir na comunicação.

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Seja positivo

Embora seja bom aprender a se comunicar corretamente, o conteúdo da comunicação também é muito importante para um bom relacionamento interpessoal. Uma pessoa que tem apenas mensagens negativas a transmitir acaba repelindo os outros, que talvez prefiram estar com alguém que tenha uma personalidade mais otimista. Por exemplo, sorrir é um tipo de comunicação silenciosa que pode influenciar os relacionamentos. As pessoas são naturalmente atraídas por indivíduos com disposições alegres; logo, manter uma atitude vivaz as atrairá em sua direção.

Faça contato visual

Fazer contato visual ao falar com alguém é uma importante habilidade de comunicação interpessoal. Isso faz com que a pessoa sinta que você está interessado e ativamente engajado na conversa. Evitar contato visual pode dar a impressão de desinteresse, intimidação ou falta de autoconfiança. No entanto, de acordo com um relatório da Faculdade Comunitária de Portland, também é importante fazer pequenas pausas e olhar para baixo de vez em quando. Isso evita que o contato visual deixe a outra pessoa desconfortável.

Ouça e faça comentários

Prestar atenção ao que os outros estão dizendo é uma boa habilidade interpessoal. Um bom ouvinte permite que outras pessoas falem e não tenta falar o tempo todo. Ele também cataloga a informação que o orador está transmitindo, a fim de fazer comentários e recomendações sobre alguns destaques do discurso. Também deve ser capaz de reagir ao que foi dito, solicitando mais informações quando algo não ficou claro.

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Referências

Recursos

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