Melhores modelos de planos de aula

Escrito por sheila lamb | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhores modelos de planos de aula
Professores planejam aulas diariamente para seus alunos (Juan Silva/Photodisc/Getty Images)

Planos de aula são as maneiras que o professor utiliza para apresentar o currículo aos estudantes todos os dias. Os modelos de planos de aula existem para ajudar o professor a organizar suas aulas. Cada plano contém metas de aprendizagem de curto e longo prazo, atividades e materiais necessários, bem como formas para medir o desempenho dos alunos. Os modelos podem variar de acordo com a faixa etária e com a matéria ensinada pelo professor.

Outras pessoas estão lendo

Modelos de plano de aula para o Ensino Médio

Os professores do ensino secundário devem planejar aulas que aprofundem o ensino de uma determinada matéria. Estes professores ensinam disciplinas específicas, tais como português ou estudos sociais, dando aulas com 45 a 90 minutos de duração, de duas a três vezes por semana.

O modelo de plano de aula pode incluir uma atividade inicial ou de aquecimento, revisão da aula anterior, explicação dos objetivos para a aula do dia, introdução de conteúdo novo e prática ou atividade supervisionada para a turma. O tempo necessário para cada parte também é incluído. Ao final da aula, os professores devem revisar o novo conteúdo para encerrar a lição e atribuir deveres de casa. Nesses modelos também podem ser incluídos o tipo de atividade, como trabalho em grupo ou em duplas, e a duração do curso (um semestre ou um ano).

Modelos de plano de aula para o Ensino Fundamental

Professores do ensino fundamental devem fazer o planejamento para cada matéria, incluindo matemática, idiomas, ciências e estudos sociais. Eles podem usar um modelo semelhante ao dos professores do ensino médio, mas terão menos tempo para cada disciplina.

Os modelos para ensino fundamental incluirão objetivos de classe para a aula, introdução ao novo conteúdo, instrução direta, prática orientada e atividade de classe com base na nova informação. Os professores também irão rever ou reensinar, e avaliar a aprendizagem do aluno. Eles devem elaborar um modelo para cada disciplina que ensinam.

Modelos de plano de aula para Educação Especial

Todos os professores adaptam aulas para alunos de educação especial. Neste caso, há aulas individualizadas para os alunos. Os modelos deste tipo de educação incluem não apenas metas e objetivos de aprendizagem de conteúdos por área, mas também os objetivos comportamentais. Também podem requerer materiais adicionais, tais como revistas sobre comportamento, registros de comportamento e planos de educação individualizada.

Por exemplo, ao planejar uma aula para um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção, um professor pode determinar como meta que o aluno leia um texto silenciosamente para si por 10 minutos, sem distração.

Modelos de plano de aula para alunos da Língua Inglesa

Professores que ensinam Inglês como Segunda Língua (ESL) também fazem uso de modelos que incluem o conteúdo e os objetivos específicos. Um professor de inglês pode ter como metas a conversação, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita para os alunos que estão aprendendo um novo idioma. Por exemplo, seu objetivo pode ser ensinar aos alunos 3 palavras novas, ou fazê-los ouvir uma história e responder a perguntas sobre ela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível