Menopausa e edema macular

Escrito por julie arduini | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Menopausa e edema macular
Mudanças hormonais durante e depois da menopausa podem causar edema macular (happy woman 50 years old image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Edema é uma espécie de inchaço causado pelo acúmulo de fluidos nos tecidos do corpo. Edema macular significa inchaço nos olhos. Mácula é uma pequena parte da retina, responsável pela visão central. As mudanças hormonais durante e depois da menopausa podem causar retenção de fluidos, resultando em edemas. O edema macular, no entanto, também pode indicar sérias doenças, como oclusão da veia central da retina, diabetes ou degeneração da mácula, portanto, consulte seu médico se vocês possuir algum sintoma. Se o edema macular for causado pela menopausa, medicamentos naturais e alopáticos estão disponíveis para aliviar os sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Estima-se que 3,2 milhões de mulheres com mais de 50 anos são afetadas pelo edema macular. As alterações hormonais durante e depois da menopausa causam muitas mudanças no corpo, incluindo retenção de fluidos como o inchaço macular. Uma mulher na fase da menopausa com edema macular provavelmente apresenta visão turva e distorcida. Ao tentar diagnosticar a menopausa, o médico geralmente questiona se a visão turva ou diferenciada faz parte dos sintomas.

Importância

Mulheres na menopausa que apresentem o inchaço macular não devem ignorá-lo. Os olhos envelhecem como as outras partes do corpo, mas muitas mulheres não levam em consideração as mudanças ocorridas dentro dos olhos. A reposição hormonal, utilizada por algumas mulheres para aliviar os sintomas da menopausa, pode contribuir para um edema macular. Marque consultas regulares com o oftalmologista para manter a saúde dos olhos. Se você sentir qualquer mudança nos olhos antes de sua próxima consulta, ligue para seu médico imediatamente.

Menopausa e edema macular
A reposição hormonal pode causar inchaço macular (macro eye image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Soluções

Para reduzir o inchaço macular durante a menopausa, os médicos indicam colírios e mudanças alimentares. Os colírios são uma solução a curto prazo. Óleo de peixe, vitaminas e outros nutrientes também podem ajudar. Ingerir alimentos ricos em vitamina A é benéfico para os olhos e ajuda a prevenir a visão turva. A reposição hormonal não é uma solução indicada para a menopausa se o edema macular for o único sintoma.

Alimentação

Determinados alimentos melhoram a circulação sanguínea na retina, o que, por sua vez, pode reduzir os riscos de um edema macular. A ingestão diária de espinafre faz bem para a retina. Mirtilos também são uma boa opção para a saúde da retina. A dose recomendada de espinafre e mirtilos é de 90 g cada. Cenouras continuam como a indicação alimentar mais popular para a saúde geral da visão. Carnes vermelhas contêm proteínas e vitaminas A e C, que são importantes para a retina.

Alerta

O inchaço macular pode ser causado pela menopausa, mas é necessário um exame médico e oftalmológico completo para identificar a origem do problema. O edema macular também pode estar associado a uma série de doenças, como degeneração da mácula, diabetes ou oclusão da veia central da retina, assim, uma consulta médica é essencial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível