Mais
×

Por que a menstruação viria uma semana mais cedo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Consistência na menstruação é um sinal de boa saúde, pois mostra que seu corpo está funcionando normalmente e está produzindo o nível adequado de hormônios. Ocasionalmente, as mulheres encontram irregularidades menstruais - as menstruações podem vir mais cedo ou mais tarde do que o esperado. Epigee.org, um recurso educacional para a saúde das mulheres, diz que menstruações irregulares geralmente não são problemáticas, porém, podem haver questões subjacentes graves.

Menstruações adiantadas podem indicar um problema grave subjacente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Menstruação

De acordo com o University of Virginia Health System, a menstruação ocorre quando um óvulo é liberado e não é fertilizado por um espermatozoide. O óvulo não fertilizado continua a viajar através do sistema reprodutivo, terminando no útero, onde o revestimento se descola e é expelido através da vagina. O sangramento é o que chamamos de "menstruação".

Mulher segurando uma bolsa de água quente em seu abdômen (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Ciclos regulares

O U.S. Department of Health and Human Services (HHS) define o ciclo menstrual como menstruações que ocorrem em uma base regular. Em média, os ciclos ocorrem a cada 28 dias. Em algumas mulheres saudáveis​​, eles podem ocorrer a cada 21 a 35 dias. Em adolescentes, os ciclos menstruais variam ainda mais, um ciclo "normal" pode ser de 21-45 dias.

A exceção a esta "normalidade" é quando uma menina começa a menstruar precocemente e quando a mulher entra na menopausa (para de menstruar). As menstruações serão irregulares devido a flutuações hormonais.

Adolescente com cólicas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Ciclos irregulares

Conforme definido pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), ciclos irregulares duram menos de 21 ou mais de 45 dias. Se a sua menstruação vem mais cedo ou mais tarde do que o normal, ela é considerada irregular e pode indicar um problema subjacente.

Mulher jovem com uma médica (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Contracepção de emergência

Sua menstruação pode vir mais cedo do que o habitual se você usar a contracepção de emergência (CE) ou a "pílula do dia seguinte". O Rutgers University Health Services afirma que a CE interrompe a gravidez, "impedindo a liberação de um óvulo e a fecundação (por um espermatozóide) de óvulos que já foram liberados". Como o ciclo menstrual é interrompido, a menstruação pode vir mais cedo ou mais tarde que o normal. Os períodos menstruais devem voltar ao normal após um ciclo.

Condições médicas

Diferentes condições médicas podem causar menstruações irregulares. Como afirmado em Epigee, as mulheres que têm transtornos alimentares não menstruam regularmente ou simplesmente não menstruam por conta de níveis hormonais anormais. As mulheres que têm certas doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem apresentar padrões menstruais inconsistentes. Além disso, condições médicas, como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) ou a Síndrome do Intestino Irritável (SII) podem ser causas de menstruação irregular.

Mulher forçando o vômito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Estresse

De acordo com o HHS, flutuações extremas de peso e excesso de exercício podem desequilibrar o ciclo menstrual de uma mulher interrompendo a produção de hormônios. Além do estresse físico, o emocional e o mental podem afetar os níveis hormonais e, assim, a menstruação.

Adolescente com bola de exercícios (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Regulando

Os contraceptivos são frequentemente prescritos para as mulheres que têm períodos menstruais irregulares porque eles liberam "níveis específicos e equilibrados" de hormônios em seu corpo, regulando, assim, a sua menstruação.

Além do uso de contraceptivos, fazer o tratamento adequado para suas condições médicas, tomar medidas para minimizar o estresse, manter um peso saudável e se exercitar (mas não excessivamente) ajudam a estabelecer a regularidade menstrual.

Cartela de anticooncepcionais (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article