Metodologia de aprendizagem do inglês como segunda língua (ESL)

Escrito por stephanie crumley hill | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Metodologia de aprendizagem do inglês como segunda língua (ESL)
Metodologia de aprendizagem do inglês como segunda língua

O inglês é uma língua difícil de aprender, pois até os nativos às vezes têm dificuldade em aplicar as regras gramaticais e suas excepções. Escolher uma metodologia de ensino tornará o processo de aprendizagem do inglês como segunda língua mais simples e gratificante para si e para seus alunos, maximizando as suas probabilidades de sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Apresentação, prática e produção

A APP (apresentação, prática e produção) é uma das metodologias de ensino mais comuns para no ensino do inglês. Na apresentação, o aluno é apresentado à linguagem do idioma a ser estudado. Dependendo da matéria escolhida, ele poderá estudar os sons, as partes do discurso, o vocabulário, a estrutura da frase, a gramática, etc. Entre 65 e 90% do tempo de aula é usado na apresentação. Em seguida, os alunos praticarão a oralidade da língua inglesa através das atividades requeridas. Os exercícios práticos devem progredir no domínio dos conceitos apresentados. O componente final é a produção, em que é exigido aos alunos que pensem por conta própria, em vez de realizarem exercícios direcionados à prática. Os passos são geralmente sequenciais sendo observado um progresso mediante à motivação do aluno na aprendizagem da língua. Os professores que iniciam sua carreira, muitas vezes sentem menos dificuldades ao utilizar a metodologia APP.

Atrair, estudar e ativar

A ESA ou (atrair, estudar e ativar) é diferente da PPP, em que os alunos se movem mais livremente entre as três fases da metodologia. Jeremy Harmer, professor conceituado e professor-formador, certificado pela International House e autor do clássico tratado de inglês como segunda língua "The Practice of English Language Teaching" (A Prática do aprendizado da Língua Inglesa), realça a fase "atrair" durante as primeiras lições, observando que os alunos nem sempre vêm para a sala de aula motivados para o aprendizado. Alguns estudantes precisam de seus professores para motivá-los e despertar neles o desejo de aprender.

Desenvolver a fluência

O objetivo de um programa linguístico é desenvolver a fluência dos alunos. Eles devem investir tempo e energia para melhorarem sua fluidez de discurso. A técnica PPP pode ajudá-los a produzir um discurso mais fluido, porque ela constrói-se com base no menor ou maior interesse dos alunos, dando-lhes a chance de aprenderem e demonstrarem suas capacidades. Os riscos que correm são cada vez maiores, o que aumenta sua auto-confiança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível