Métodos de destilação da água

Escrito por christopher donahue | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de destilação da água
O vapor de água, em forma de nuvem, condensa para cair como chuva (rain image by tomash from Fotolia.com)

A destilação simples de água era conhecida pelos babilônios. Essa é uma adaptação do ciclo hidrológico da água: é aquecida pelo sol e converte para vapor de água, que depois é arrefecido, para condensar a água para o estado líquido novamente.

Destila-se água quando pode estar contaminada pelo sal, sais minerais ou por contaminantes orgânicos. Esses contaminantes são retirados quando a água vaporiza, deixando o vapor condensado como água pura e potável.

Outras pessoas estão lendo

Destilação de água convencional

O método mais comum de destilação de água consiste em aquecer um recipiente com água (água da torneira, água do mar etc) com fogo ou um elemento elétrico e condensar o vapor de água numa bobina de condensação refrigerada. Esse método é simples, mas requer uma energia exterior ou uma fonte de combustível.

Esse é um dos métodos mais comuns de dessalinização (produção de água potável a partir de água do mar) e bastante realizada no Oriente Médio. A destilação convencional é o método utilizado para uso doméstico.

Métodos de destilação da água
Usinas de dessalinização de água do mar para produzindo água potável (Industrial Refinery image by Chad McDermott from Fotolia.com)

Destilação solar da água

Um método "verde" de destilação da água é o do ciclo hidrológico natural e usa a luz solar como fonte de calor. Esse método é eficiente, em termos de combustível, mas produz pequenas quantidades de água destilada e é totalmente dependente da luz do sol e, em menor grau, da temperatura ambiente.

Na destilação solar, a água é colocada em uma bandeja preta (normalmente de metal ou de plástico), sob um painel transparente ou de cúpula, que faz um selo sobre a bandeja ou recipiente exterior ligeiramente maior do que o tabuleiro de água. Quando o sol aquece a água, o vapor sobe para formar gotas sobre a cúpula. As gotas se juntam, formando outras maiores, e rolam ao longo da superfície interna da cúpula, até deslizarem para a parede interior do destilador, sendo recolhidas em um anel externo, que é isolado a partir do tabuleiro de água.

Destiladores solares são populares no sudoeste americano, onde a forte luz solar está presente na maioria dos dias. Eles estão ganhando popularidade como uma ferramenta de sobrevivência em países do Terceiro Mundo, onde o combustível é caro e as opções de tratamento de água são poucos.

Métodos de destilação da água
A destilação solar usa a energia do sol para aquecer a água (sun image by andrey polichenko from Fotolia.com)

Destilação de água a vácuo

A água ferve (vaporiza) a 100° C ao nível do mar. Se reduzir a pressão do ar, irá ferver a uma temperatura inferior. Por exemplo, se a pressão num recipiente for reduzida para 25 mmHg através da aplicação de um vácuo, a água entrará em ebulição a cerca de 25° C.

A destilação a vácuo é mais eficiente em relação à energia do que a convencional, mas requer equipamento especial e só é vantajosa se feita em lotes, e não como um processo contínuo como na destilação convencional e solar. Considerando o custo do equipamento, essa não é uma técnica comercialmente viável.

Métodos de destilação da água
A destilação a vácuo é um método especializado de destilação de água (petroleum distilation image by Heng kong Chen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível