Métodos para isolar compostos de produtos naturais

Escrito por john brennan | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos para isolar compostos de produtos naturais
Isolar compostos de produtos naturais é importante para a indústria farmacêutica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pantas contêm moléculas complexas em suas células. Isolar compostos específicos delas pode parecer um desafio, mas químicos e biólogos têm inventado uma variedade de modos para separar moléculas específicas desses tipos de materiais. Essas conquistas são importantes na fabricação de produtos a serem consumidos e de medicamentos.

Outras pessoas estão lendo

Centrifugação

O primeiro passo quando se está lidando com uma amostra de tecido é quebrar as células que o compõem. O cisalhamento de células, com um êmbolo em um recipiente de vidro de parede espessa, irá abri-las, assim como forçá-las através de uma peneira bem fina ou dissolver as membranas com detergente. A mistura resultante é chamada de homogeneizado, que é sempre preparada em uma solução tampão. Rotacionar o homogeneizado em alta velocidade dentro de uma centrífuga leva os componentes de alta densidade da mistura a se sedimentarem ou precipitarem. Quanto maior for a velocidade da centrífuga, menor será a densidade dos componentes que irão precipitar. Acrescentar sulfato de amônio para aumentar a força iônica ajuda os componentes a precipitarem mais rapidamente. Centrifugar uma mistura também é um modo de remover sólidos suspensos e garantir que todos eles tenham precipitado.

Cromatografia

Cromatografia é um kit completo de ferramentas de maneiras inestimáveis de separar os componentes de um produto natural. A maioria dos métodos envolve uma coluna preenchida com um material chamado de fase estacionária. O produto a ser separado flui através da coluna, juntamente a um solvente. Algumas moléculas contidas no composto original possuem uma afinidade mais forte pela fase estacionária do que outras. No topo da coluna, todas as moléculas estão unidas, porém, conforme elas correm pela coluna, separam-se em bandas distintas, que podem ser identificadas conforme emergem. HPLC, cromatografia de gás, cromatografia de camada delgada e cromatografia de afinidade são todas técnicas úteis para o isolamento de substâncias específicas.

Espectrofotometria

Quando for preciso purificar um produto natural, é preciso distingui-lo de outros compostos e uma maneira simples de fazer isso é determinando quão puro ele é. É aí que a espectrofotometria se torna útil. As moléculas absorvem radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda, dependendo da estrutura molecular de cada uma. Incidir um raio de radiação eletromagnética através de uma amostra ajuda os cientistas e pesquisadores a determinarem a concentração de uma espécie que absorve majoritariamente a um comprimento de onda específico. As técnicas espectrofotométricas como essa também são usadas para determinar quais compostos estão deixando, ou eluindo, de uma coluna de cromatografia.

Extração química

Algumas moléculas de produtos naturais podem ser isoladas com uma abordagem química muito mais simples. Esse tipo de método está relacionado a uma sequência de procedimentos, que envolve dissolver o produto em um solvente, centrifugar a solução e recristalizá-la. Essa sequência ajuda a isolar um composto em particular. Isso acontece, por exemplo, com a trimiristina, um composto encontrado nas sementes de noz-moscada. O sólido gelatinoso que é produzido pode ser dissolvido em acetona quente e ser cristalizado; os outros copostos na mistura permanecem dissolvidos no solvente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível