×
Loading ...

Micoplasma em cães

Atualizado em 23 março, 2017

A micoplasma é uma bactéria que causa doenças respiratórias em várias espécies, inclusive em cães. Qualquer animal, de qualquer idade ou estado de saúde, pode sofrer com a micoplasma, mas se seu cachorro tem um sistema imunológico comprometido, provavelmente será mais vulnerável à bactéria do que outros cães.

Sinais

Os sinais que devem ser observados incluem abortos em cadelas prenhas, tosse, espirros, infertilidade, presença de sangue na urina, letargia, perda de peso e dificuldade ao urinar.

Loading...

Funcionamento

A micoplasma frequentemente se coloniza no nariz, olhos e trato urogenital, onde fica dormente até que o hospedeiro fique fraco o suficiente para permitir que ela se desenvolva.

Aviso

Alguns cães não apresentam sinais, enquanto outros têm sintomas graves de infecção. Às vezes, os sinais podem ser leves o bastante para que as pessoas confundam os espirros ou a tosse com alergias ou resfriados.

Tratamento

O tratamento consiste em antibióticos para matar as bactérias micoplasma, junto de cuidados de apoio conforme necessário, como fluidos intravenosos para evitar a desidratação causada pela diarreia ou vômito.

Equívocos

Às vezes, a micoplasma não é considerada uma causa principal de doenças respiratórias em cães, pelo fato do organismo ser mais propenso a atacar coelhos. Um estudo conduzido por John C. Chandler e Michael R. Lappin, na Colorado State University, revisou estudos de casos de 17 animais e confirmou que a micoplasma pode ser uma causa principal de problemas respiratórios em cães e gatos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...