Por que minha água cheira a enxofre?

Escrito por kim blakesley Google | Traduzido por pedro antonio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que minha água cheira a enxofre?
O cheiro de enxofre pode tornar a água desagradável (water drop is falling down and impact with water surface image by Alexander Potapov from Fotolia.com)

O cheiro e/ou sabor de enxofre ou ovo podre da água vem de uma concentração de gás sulfídrico. Ele pode ocorrer naturalmente nas águas subterrâneas, ser produzido por uma bactéria sulfurosa, causado por uma reação química pelo aquecedor de água ou proveniente da poluição. O tipo de tratamento para se livrar do cheiro depende da origem dele.

Outras pessoas estão lendo

Isso é nocivo?

Geralmente, o odor de enxofre e/ou o seu sabor não são uma preocupação sanitária. O único momento em que isso ocorre é quando eles são resultado da poluição ou do esgoto. A água de poço deve ser testada para encontrar nitrato e coliformes. As bactérias de enxofre em si e um pequeno nível de gás sulfídrico não são prejudiciais, mas o problema ocorre quando esse gás se acumula em grandes volumes. As bactérias de enxofre precisam ser removidas da água ou o gás precisa ser ventilado para a atmosfera para que não se acumule em camadas mais baixas.

Outros problemas

O limo é produzido por bactérias de enxofre e é um terreno fértil para os micro-organismos, principalmente para a proliferação das bactérias de ferro, que podem ser pretas, marrom avermelhadas, brancas ou cinzas. Ele é espesso e pode causar entupimento nos encanamentos, poços e nos sistemas de irrigação e drenagem. As bactérias de ferro que crescem nesse limo causam uma coloração preta que é perceptível nos encanamentos e talheres.

Água subterrânea

O gás sulfídrico é formado por meio da decomposição da matéria orgânica e também pode ser formado pela reação química de água com minerais do solo que contêm enxofre. A água, em seguida, transporta o enxofre para a represa e as bactérias liberam o gás sulfídrico a partir daquele local.

Água aquecida

Um aquecedor de água produz o gás sulfídrico de duas maneiras. O ânodo usado para prevenir a corrosão dentro do aparelho é feito de magnésio. O magnésio metálico carrega os elétrons na água, a qual pode liberar o gás sulfídrico. O aquecimento da água dentro de um aquecedor cria um ambiente acolhedor, onde as bactérias de enxofre podem viver. Elas reagem com o ânodo de magnésio e ajudam a criar o gás sulfídrico.

Localizando a origem

Se ficar ausente de casa por muitas horas, você deve procurar pelo cheiro de enxofre ou ovo podre. Para isso, encha um copo de água fria e cheire o conteúdo, em seguida, despeje um copo de água quente e faça o mesmo. Se a água quente for a única que tiver o cheiro ruim, então é mais provável que o problema seja no aquecedor de água. Caso haja um purificador de água em casa, o mesmo processo deve ser feito para ver se aquela água tem odor de enxofre. Se ela for a única que tiver o odor, então, o purificador é o problema.

É mais provável que o problema seja no sistema de poço ou de distribuição nos casos em que o cheiro de enxofre seja mais forte logo quando a água é aberta, mas diminui depois que ela corre por alguns minutos. Por outro lado, é mais provável que o gás sulfídrico esteja presente na água subterrânea nos casos em que o cheiro permanece constante mesmo depois que ela esteja correndo por alguns minutos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível