Por que as minhas batatas estão dando um fruto parecido com tomate?

Escrito por denise hansen | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as minhas batatas estão dando um fruto parecido com tomate?
Algumas flores de batata se desenvolverão em um fruto venenoso (flowering potato bush image by Alina Goncharova from Fotolia.com)

Se você encontrar frutos parecidos com tomates em suas batatas, seu primeiro pensamento pode ser que tenha acontecido algum tipo de polinização cruzada com a plantação de tomate. No entanto, quando investigar a fundo a genética da batata, você descobrirá que ambos são, na verdade "primos", fazendo com que as semelhanças físicas de sua "prole" sejam apenas naturais. Mas a semelhança termina aí, pois o tomate em si é comestível, enquanto o fruto da batata é venenoso.

Outras pessoas estão lendo

Classificação

De acordo com o USDA, a classificação botânica da batata irlandesa, ou o que chamamos apenas de "batatas", é Solanum tuberosum L., uma espécie dentro da família Solanaceae. Essa família inclui outras plantas vegetais comuns, como tomate, pimentão, berinjela e petúnias, e outras plantas venenosas, como tabaco, beladona e erva daninha.

Objetivo

Os tubérculos de batata que crescem sob a planta no solo não são frutos botânicos da planta, e sim caules espessos e alargados que armazenam carboidratos. Assim como outras plantas, os pés de batata desenvolvem flores à medida que amadurecem, e embora não seja de forma tão frequente, essas flores polinizadas se desenvolverão em fruto contendo as sementes. Então, não é de admirar que o fruto da batata pareça um tomate pequeno e verde, já que as plantas são botanicamente relacionadas.

Variedades

Algumas variedades de batata tendem a produzir mais frutos do que outras. Isso não é um indicador de superioridade. Ao contrário, é um indicador de que a variedade produz flores perfeitas, contendo partes de ambos os sexos, que podem produzir semente. Yukon Gold, uma variedade popular para jardineiros, é uma das que tende a produzir frutos. Se a planta produzir flores imperfeitas, tendo apenas partes masculinas ou femininas, ela deve sofrer uma polinização cruzada por outro pé para produzir frutos.

Toxicidade

As batatas que comemos, sem dúvida, ainda podem conter alguns dos alcaloides venenosos de seus parentes mortais. Os criadores de batatas testam as variedades que produzem para se certificar de que elas não contenham níveis elevados de solanina, um desses alcaloides. No entanto, quando as batatas são deixadas ao sol, as áreas verdes resultantes passam a conter uma maior quantidade de solanina e, por isso, elas nunca devem ser comidas. No melhor dos casos, a intoxicação por solanina causa dores de cabeça, diarreia e cólicas. Os casos mais graves podem resultar em fraqueza, confusão e até mesmo coma ou morte.

Advertência

A University of British Columbia Botanical Garden, do Canadá, reporta que o fruto da batata também é venenoso, por isso nunca o coma. Mantenha as crianças e animais de estimação longe da plantação ou remova e descarte o fruto. Embora ele contenha as sementes que possam ser utilizadas para cultivar novos pés de batata, isso não é recomendável, pois não produzirá batatas fiéis à sua espécie. É possível que esses vegetais nascidos da semente, geneticamente diferentes das primeiras batatas, poderiam conter níveis perigosamente elevados de solanina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível