×
Loading ...

Moda dos anos 80 para homens

Atualizado em 17 abril, 2017

Os anos 80 foram uma década de excessos. Marcas de roupas viraram simbolo de status e casuais ternos de linho deixaram um pouco indistinta a linha entre vestimenta formal e casual. O movimento popular novos românticos na música trouxe tendências mais coloridas e extravagantes até mesmo em roupas masculinas. Isto incluiu a usar maquiagem e combinar acessórios com as roupas com óculos de sol do tipo aviador. Muitas vezes, as cores eram brilhantes, as estampas estavam ocupadas e roupas de ginástica saíram do ginásio para a rua.

Cores pastéis ficaram famosas nos anos 80 (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Ternos

O poder do terno dos anos 80 também afetou a moda masculina. Designers de ternos preferiam casacos nas cores azul marinho ou grafite com apenas uma fileira de botões, com bastante destaque para os mesmo, geralmente com a ouro. O designer italiano Giorgio Armani ficou particularmente famoso entre os homens com consciência fashionista. A novela "Dynasty" defendeu a tendência do poder do terno. As camisas que os homens vestiam tinha punhos franceses. A série de TV "Miami Vice" popularizou o terno de linho de cor pastel com calças pregueadas e jaquetas casuais, frequentemente combinado com camisetas. Mocassins sem meias completavam o look.

Loading...
Desde cores escuras a cores claras, os ternos eram algo popular nos anos 80 (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Camisas

Outro programa de TV popular nos anos 80, "Magnum P.I." trouxe a camisa havaiana para a moda. Com mangas curtas, camisas soltas e com cores fortes e estampas, geralmente retratando temas de ilhas tropicais, usar essas camisas com calças ou shorts virou o estilo mais importante da vestimenta casual. Vestir camisas com ternos sociais também foi uma tendência com cores pastéis, como rosa ou azul bebê. Camisas com slogans da época impressos como "Just Say No" ou "Where's The Beef?" tornaram-se populares junto com camisetas de nomes ou fotos de bandas.

Camisetas estampadas com cores ou nomes de bandas eram moda na década de 80 (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Calças

Jeans eram geralmente com manchados nas cores, rasgados e em tons claros de azul. As bandas de rock dos anos 80 fizeram jeans rasgados algo muito popular. A estrela do pop M.C. Hammer começou a moda das calças de nylon. Feitas de um material liso, leve e brilhante, geralmente tinham uma estampa de formas geométricas. Pela primeira vez, roupas de ginástica tornaram-se altamente fashion e homens usavam leggins não apenas na academia, mas também como opções de vestimenta casual. Calças de veludo também se tornaram uma inteligente opção de roupa casual, geralmente combinadas com um cardigã, amarrado displicentemente ao redor dos ombros.

Assim como as camisas, a moda nas calças também era bastante ampla (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Sapatos

Mocassins com franjas eram os sapatos icônicos dos anos 80. Sapatos de couro vinham com uma temática de pele de cobra e até de crocodilo. Homens usavam botas de caubóis com jeans e até com ternos sociais. O tênis também tornou-se proeminente nos anos 80. Marcas famosas como Adidas e Nike começaram a lançar tênis em cores que chamavam a atenção dos olhos e eles se tornaram acessórios indispensáveis. A musica punk trouxe as botas de exercito (conhecidas como coturnos), uma bota de cano alto com um solado marrom claro.

De mocassins a coturnos: os sapatos dos anos 80 atendiam a todas as exigências (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...