Mais
×

O que é o modelo organizacional "lata de lixo"?

Atualizado em 17 abril, 2017

O modelo lata de lixo é um modelo de comportamento organizacional desenvolvido por Michael Cohen, que descreve a cultura dessas instituições como sendo uma anarquia organizacional.

O modelo lata de lixo foi esquematizado para ajudar no processo decisório das empresas (business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Desenvolvimento

O modelo foi desenvolvido para explicar como o modo das tomadas de decisão afetam as organizações que possuem altos níveis de incerteza, também conhecidas como anarquias organizacionais. Isso ocorre por três motivos: prioridades mal definidas, pouco entendimento da tecnologia e alta rotatividade dos cargos da organização.

Cadeia de eventos

Este modelo não vê o processo de tomada de decisões como uma sequência de passos que começa com um problema e termina com uma solução, pelo contrário, as decisões são efeitos de uma cadeia independente de eventos dentro da organização. Eles podem ser problemas pontuais, soluções possíveis, participadores e oportunidades de escolha. A organização é uma "lata de lixo" onde tudo é atirado.

Consequências

O modelo sugere quatro consequências que podem acontecer a partir desse processo de tomada de decisão: as soluções podem ser propostas mesmo quando os problemas não existem; as escolhas são feitas sem a resolução de problemas; os problemas podem persistir sem serem resolvidos; alguns problemas são resolvidos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article