Monopólio contra oligopólio

Escrito por keith evans Google | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Monopólio contra oligopólio
Monopólio e oligopólio (money makes money image by Andrey Andreev from Fotolia.com)

O mundo dos negócios é cheio de palavras que terminam em "pólio". Muitas pessoas sabem o que significa monopólio; afinal era a base de um jogo de tabuleiro popular (Banco Imobiliário, em inglês "Monopoly") e de alto perfil de ações judiciais antitruste. Oligopólio é outra palavra que é comum no mundo dos negócios, embora com a qual nem tantas pessoas estejam familiarizadas. Este artigo irá explorar algumas diferenças e semelhanças entre monopólios e oligopólios, além de alguns de seus benefícios, considerações e exemplos.

Outras pessoas estão lendo

Função

Um monopólio, como muitas pessoas sabem, é uma condição de mercado em que apenas um fornecedor (geralmente uma grande corporação) está em jogo. Pode haver outras empresas semelhantes, mas um monopólio existe quando somente uma empresa ou indivíduo pode fornecer um produto ou serviço. Em um oligopólio, o produto ou serviço pode estar disponível a partir de mais de um fornecedor ou comerciante, mas apenas alguns grandes jogadores dominam o mercado e fazem uma competição muito difícil para novatos entrarem em campo.

Exemplos

Exemplos de monopólios são difíceis de produzir, já que os regulamentos federais antitruste proíbem condições de mercado monopolistas nos países democráticos. Independentemente de questões jurídicas, porém, não existem monopólios, principalmente no mercado de utilitários. Eletricidade, por exemplo, é geralmente disponível a partir de apenas uma "companhia elétrica" em qualquer mercado. Água e TV a cabo são igualmente exclusivas. Durante a década de 1990, a Microsoft comandou uma parcela tão grande do ambiente do sistema operacional do computadores, e demonstrou tal propensão para absorver concorrentes, que se acreditava ser um monopólio também.

Exemplos de oligopólios são consideravelmente mais abundantes. A indústria automobilística, por exemplo, tem muitos concorrentes, mas é dominada pela General Motors, Ford, Chrysler, Honda e Toyota. Cereais de café da manhã também são um exemplo excelente de oligopólio que muitas vezes é utilizado no ensino do conceito para os alunos do ensino fundamental, enquanto o mercado está aberto para muitos concorrentes, quase todos os cereais de café da manhã - nos países democráticos, pelo menos - são fabricados pela General Mills, Post ou Kellogg.

Similaridades

Enquanto monopólios e oligopólios representam condições de mercado consideravelmente diferentes, eles trazem algumas semelhanças importantes. Os consumidores estão em desvantagem de preços distintos em ambas as condições, já que os preços dos produtos são ditados por uma única empresa em um ambiente de monopólio e comandado por apenas alguns comerciantes selecionados em uma condição de oligopólio. A seleção é igualmente limitada conforme os produtos são projetados e oferecidos por um consórcio muito limitado em ambos os acordos.

Diferenças

Apesar de suas semelhanças, existem algumas diferenças entre os monopólios e oligopólios. Enquanto o monopólio restringe severamente as escolhas do consumidor, as condições do oligopólio permitem alguma competição entre os grandes jogadores. Esta competição pode até induzir a guerras de preços, como tem sido demonstrada através de redes de fast-foods gigantes, fabricantes de automóveis e até mesmo empresas de refrigerantes. A diferença mais significativa, no entanto, é que oligopólios são uma condição de mercado comum, enquanto os monopólios são proibidos pelos regulamentos federais.

Considerações

Oligopólios e monopólios, por todas as suas semelhanças e diferenças, ambos ditam uma desvantagem considerável no mercado para os consumidores. Em ambos os ambientes, os consumidores têm pouca escolha, além de comprar os produtos ou serviços oferecidos por uma ou poucas empresas, concluindo a transação a qualquer preço estabelecido pela organização. Uma economia de mercado livre ideal, o tipo comumente associado com o capitalismo, faz do consumidor o responsável por eliminar a influência dos grandes jogadores de monopólio ou oligopólio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível