Motivos pelos quais devemos comer batatas

Escrito por sharon kirby Google | Traduzido por juliana soares
Motivos pelos quais devemos comer batatas

As cascas das batatas são uma boa fonte de fibras

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Vista por algumas pessoas como um carboidrato engordativo e desejada por outras, a humilde batata é um alimento nutritivo, uma comida caseira. Há aproximadamente 100 variedades de batatas que podemos comer, que normalmente são classificadas como maduras, batatas grandes ou batatas novas, que são menores e menos maduras. Armazene as batatas em um local fresco, escuro e seco para uma melhor conservação.

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Carboidratos

As batatas são vegetais encorpados e uma boa fonte de energia. Uma batata média, descascada e cozida, tem 33 g de carboidratos, o que representa 11% dos Valores Diários. Os Valores Diários são a quantidade necessária de um nutriente específico por dia. Os carboidratos das batatas rapidamente entram na corrente sanguínea e reabastecem o suprimento de glicogênio, que é importante para corredores e outros atletas que precisam manter seus níveis de energia.

Vitaminas

As batatas são ricas em vitamina B, particularmente em vitamina B6, também conhecida como piridoxina. Uma batata média assada tem 0,5 mg de vitamina B6, ou 27% dos Valores Diários. A vitamina B6 é importante para a produção de energia, a síntese de proteínas, a produção de novas células e de neurotransmissores. Uma batata média assada também provê 16,6 mg de vitamina C, o que representa 28% dos Valores Diários. A vitamina C é necessária para o crescimento e reparo de tecidos do corpo e para a cura de feridas.

Minerais

As batatas são uma boa fonte de minerais, particularmente o potássio, o cobre e o magnésio. Uma batata cozida média tem 548 mg de potássio, ou 16% dos Valores Diários. Também possui 0,3 mg de cobre, representando 14% dos Valores Diários e 0,2 mg de magnésio, que representam 12%. O potássio é necessário para controlar a pressão sanguínea e uma circulação saudável, enquanto o cobre contribui para a formação dos glóbulos vermelhos e mantém os vasos sanguíneos saudáveis. O magnésio auxilia no metabolismo, na formação do tecido conjuntivo, na absorção do cálcio e no controle do açúcar do sangue.

Fibra

As batatas são ricas em fibras, necessárias para um sistema digestivo saudável, reduzindo o colesterol e protegendo contra o câncer de cólon. A maior parte das fibras em uma batata é encontrada na casca, portanto, idealmente, as batatas deveriam ser consumidas com casca. Uma batata grande assada contém 7 g de fibra em sua casca, 26% dos Valores Diários. As fibras das batatas podem reduzir a absorção de calorias dos alimentos, reduzindo a gordura do corpo e diminuindo a gordura abdominal, diz Liz Applegate do Runner's World.

Versatilidade

As batatas têm diferentes texturas e sabores de acordo com o modo como são preparadas, e podem ser usadas para fazer uma variedade de pratos deliciosos e saudáveis. Coma-as assadas com casca e recheie-as como preferir: com queijo, feijão ou atum. Asse-as no forno até que fiquem douradas e sirva-as com seu peixe favorito e alguns legumes. Amasse-as com azeite e iogurte grego para um delicioso acompanhamento ou sirva-as frias como saladas em churrascos.

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