Que tipo de motor é utilizado em uma furadeira sem fio?

Escrito por heath wright | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de motor é utilizado em uma furadeira sem fio?
Furadeiras sem fio mantiveram o mesmo tipo de motor desde sua criação (drill chuck image by jovica antoski from Fotolia.com)

Os motores de furadeiras sem fio são baseados em um dos mais recentes projetos de motor, que é o CC escovado. Baseado em ímãs, ele requer voltagem direta para funcionar. Normalmente, exigiria um plugue que tornaria a furadeira "com fio". Porém, com a invenção de baterias recarregáveis, pacotes de bateria removíveis permitiram que a furadeira fosse sem fio.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens e desvantagens do motor CC escovado

As vantagens do motor CC escovado é que seu projeto é fácil de entender, sua velocidade e seu torque são fáceis de controlar e ele tem um design simples e barato. Como o campo criado pelo motor é constante, a relação entre o torque e a velocidade é linear.

As desvantagens do motor CC escovado são sua produção cara, controle não confiável em velocidades baixas, tamanho maior que a maioria dos motores, exigência de manutenção regular e produção de pó durante a operação. O calor excessivo ou o excesso de uso da furadeira sem fio podem afrouxar e enfraquecer os campos do motor.

Design

Um campo magnético permanente é criado no estator - a parte externa do motor. Isto é conseguido ou por ímãs permanentes ou enrolamentos eletromagnéticos. Em oposição ao campo do estator, está o campo na armadura, que é gerado por um fluxo eletromagnético vindo do rotor. Os pólos magnéticos contidos no campo da armadura tentarão alinhar-se com os pólos magnéticos opostos no estator, mas o comutador - que é feito de escovas grafite-cobre condutoras no rotor - inverte a polaridade dos anéis do estator. Portanto, os pólos magnéticos nunca acomodam-se na polaridade oposta devido à rotação das escovas e dos pólos, criando movimento perpétuo até que seja parado pelo corte da eletricidade no motor.

Controle da velocidade

O controle da velocidade no motor CC escovado é fácil de manipular. Quanto maior a voltagem na armadura, mais rápida a rotação. A voltagem gerada é diretamente proporcional à velocidade do motor. Quando o controle de velocidade é usado, afeta a voltagem enviada. Motores CC escovados também contêm dispositivos de dissipação de calor, o que evita o superaquecimento à medida que o motor gira mais rápido.

Controle de torque

Motores CC escovados oferecem um controle de torque fácil. A saída do torque é proporcional à corrente passando pelo motor. Se ela for limitada, o torque torna-se proporcionalmente limitado. A facilidade do controle de torque no motor CC escovado aumenta a gama de objetos em que ele pode ser utilizado - desde maquinaria pesada até fabricação têxtil.

Projeto de funcionamento

Eletrônicos com projetos de torque e velocidade sensíveis são fáceis e baratos de produzir. Motores CC de baixa potência estão disponíveis entre R$100 e R$200 a peça. Motores CC escovados maiores estão disponíveis em variedades que chegam até a algumas centenas de HP. Enquanto os motores CC escovados de maior potência apresentam performance superior, os motores CA estão disponíveis em faixas similares de potência, mas a custos menores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível