Como um nadador ganha resistência?

Escrito por kimberly decosta | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um nadador ganha resistência?
Ganhar resistência exige repetições. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O ganho de resistência por nadadores não pode ser apressado. É preciso dedicação e perseverança para que ele desenvolva o suporte para a respiração adequada e memória muscular para poder levar vantagem ao nadar por longos períodos. Ao fazer exercícios diferentes que focam em velocidade, forma e resistência, o estilo de natação irá melhorar e o atleta será capaz de nadar longas distâncias de forma mais eficiente. Para iniciantes, nadar três ou quatro vezes por semana, em intervalos curtos, fará o corpo ganhar resistência mais rápido do que nadar em sessões mais longas e menos frequentes. Assim que se tornar um nadador mais experiente, treinar duas ou três vezes por semana é o suficiente.

Outras pessoas estão lendo

Respiração e ritmo

Expire debaixo da água durante o nado. Muitas vezes, as pessoas tentam inspirar e expirar quando levantam a cabeça. Ao expirar debaixo da água, é possível realizar uma inspiração completa quando se levanta a cabeça acima do nível da água. Conte as braçadas, pois ajudará a manter um ritmo regular e a consistência do comprimento das braçadas. Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e olhe para baixo para deixar o corpo mais aerodinâmico.

Braços e pernas

Mantenha as pernas juntas tanto quanto possível. Quando levantar a cabeça para inspirar, toque os dedões dos pés juntos. Mantenha os cotovelos levantados conforme realiza as braçadas. Lembre-se de se impulsionar o máximo que puder durante o movimento dos braços. Comece se impulsionando firmemente durante cinco braçadas, esforce-se menos nas próximas cinco enquanto mantém o ritmo. Aumente gradualmente o número de braçadas fortes em cada sessão de treinamento para resistência.

Treinamento da forma

Aqueça nadando uma volta de 25 metros e, em seguida, uma de 50. Nade três voltas de 25 metros focando na puxada do braço direito durante a braçada, com auxílio de uma boia de puxar, se desejar. Nade três voltas de 25 metros com foco na puxada do braço esquerdo durante a braçada. Em seguida, nade três voltas de 25 metros, focando nas pernas e na eficácia. Enquanto estiver nesse treinamento, diminua a força das braçadas mas mantenha a integridade do golpe. Relaxe nadando o percurso de aquecimento em um ritmo mais lento, porém constante. Após três ou quatro semanas, será possível fazer esse treinamento facilmente. Nesse momento, deve-se aumentar as voltas em lances de 25 metros até 150.

Treino de resistência

Nade uma volta de 25 metros e outra de 50 para se aquecer. Nade duas voltas focando na puxada e nas braçadas. Nade mais duas voltas, com foco nas pernas. Faça um exercício gradual: comece com 25 metros, aumente para 50, 75 e, depois, 100 metros. Diminua a distância para 75, depois 50 e, finalmente, 25 metros, com períodos curtos de descanso. Relaxe nadando o circuito de aquecimento em um ritmo mais lento, porém constante. Assim que conseguir fazer o exercício gradual com facilidade, aumente as voltas em 25 metros com o tempo, enquanto diminui o período de descanso.

Como um nadador ganha resistência?
O exercício gradual aumentará a resistência. (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível