Nado de costas elementar

Escrito por s.f. heron | Traduzido por julia ziegler
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nado de costas elementar
O nado de costas elementar é muito relaxante (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

O nado de costas elementar é um estilo de natação que emprega um mínimo de energia com movimentos simples de braços e pernas. Este tipo de nado não requere nenhuma técnica complicada de respiração, uma vez que o nadador nunca mergulha a cabeça embaixo da água. Utilizado em casos de recuperação ou salvamento, a modalidade é considerada um dos estilos mais relaxantes desse esporte.

Outras pessoas estão lendo

História

Apesar de não ser um estilo competitivo hoje em dia, a primeira competição de nado de costas elementar ocorreu nas Olimpíadas de Paris, em 1900. Todavia, esse tipo de técnica nunca se fixou como estilo competitivo.

Características

Para a execução do nado de costas elementar, o nadador deve boiar de costas na água e levantar as mãos ao lado do corpo, enquanto dobra os cotovelos, até chegar a altura das axilas, estendendo depois os braços em todo o comprimento para fora (como um T), e empurrando as mãos para baixo através da água, impulsionando o corpo até tocar a parte externa das coxas. O nadador se move na água através de repetições dessa braçada junto a um movimento de pernas semelhante. Similar ao "chute de sapo" utilizado no nado estilo peito, no movimento das pernas o nadador deve levar os joelhos para cima e para fora com os calcanhares se tocando, e esticar as pernas para fora com os dedos apontados para os lados, empurrando através da água, e unindo as pernas esticadas para recomeçar o próximo "chute de sapo". A impulsão através da água é feita por meio do movimento dos braços junto ao "chute de sapo" das pernas. Esse estilo permite que o nadador permaneça com o rosto seco e respire livremente, enquanto se movimenta de maneira eficaz pela água.

Importância

O nado de costas elementar é usado com frequência como uma ferramenta para nadadores iniciantes, ajudando-os na flutuação de costas e incorporando uma braçada simples para o movimento. Esse tipo de nado também é usado como técnica para salvamento: quer esteja tentando nadar para a própria segurança, quer esteja salvando outra pessoa, o nadador conseguirá se movimentar na água sem usar grande quantidade de energia. Essa técnica lenta e comedida permite que os nadadores descansem quando necessário ou aumentem a força dos movimentos dos braços e das pernas para percorrer distâncias na água.

Considerações

O nado de costas elementar não é utilizado apenas como ferramenta de ensino, mas também como um meio para adquirir confiança dentro da água. Esse estilo de natação é, comumente, o primeiro a ser ensinado a iniciantes, em conjunto com aulas sobre como entrar na água. Os nadadores iniciantes ganham confiança ao serem capazes de se movimentar através da água ao mesmo tempo que mantêm o rosto seco. O nado de costas elementar normalmente é ensinado antes do nado de costas tradicional (também denominado "crawl de costas"), o qual é praticado com pernadas de tesoura e braçadas como um moinho, que geralmente espirram muita água no rosto do nadador. O nado elementar permite que um iniciante aprenda o movimento deslizante inverso através da água sem dificuldades de respiração.

Advertência

Da mesma maneira que qualquer outra técnica de nado de costas, o nado de costas elementar deve ser executado com cuidado. Embora seja relaxante, ainda assim é possível se impulsionar através da água com rapidez. Tome cuidado com obstáculos e com a possibilidade de bater a cabeça na beira da piscina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível