Como um nintendo 3DS funciona sem óculos?

Escrito por josh fredman | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um nintendo 3DS funciona sem óculos?
O Nintento 3DS oferece gráficos em 3D sem óculos, mas não vendeu tanto até agora (Chris Weeks/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O videogame portátil Nintendo 3DS lançado em 2011 foi um sucesso. As pessoas estavam entusiasmadas com a perspectiva de que a Nintendo finalmente resolveu o quebra-cabeça difícil de produzir gráficos 3-D sem o uso de quaisquer óculos especiais. Outros dispositivos eletrônicos já tinha conseguido isso, porém venderam muito pouco, o que significa que o 3DS foi o primeiro dispositivo 3-D sem óculos que chegou ao público de massa. A Nintendo pôs um esforço considerável no projeto e surgiu com uma solução interessante.

Outras pessoas estão lendo

Percepção de profundidade

Para ver em 3D, você precisa olhar para duas imagens ligeiramente diferentes ao mesmo tempo, cada uma representando o mesmo ponto de vista de um ângulo ligeiramente diferente. Na natureza, isso não é problema: Seus olhos sentar a par de centímetros de distância e seus diferentes ângulos de visão permitem a percepção de profundidade. Em uma tela eletrônica plana, no entanto, a ilusão de profundidade é criada com duas imagens projetadas na tela ao mesmo tempo, visto através de um filtro, de modo que o olho esquerdo vê uma imagem e seu olho direito vê o outra. A maioria das tecnologias gráficas 3-D até agora possuem óculos para fazer essa filtragem. Os antigos óculos vermelho e azul usavam a absorção de cor. Inovações subsequentes usavam a polarização, permitindo uma melhor qualidade de imagem. Óculos mais recentes funcionam de forma diferente; a tela mostra imagens alternadas aos olhos esquerdo e direito em uma taxa de quadros rápidos, e os óculos respondem aos sinais de rádio do projetor, escurecendo cada lente variavelmente para produzir um efeito 3-D.

Barreira paralaxe

O Nintendo 3DS elimina a necessidade de óculos pela incorporação do filtro de imagem na própria tela. Este filtro, chamado de "barreira paralaxe", consiste em uma série de barras muito finas correndo verticalmente através da tela. Estas barras bloqueiam precisamente metade da tela - algo como olhar através de uma janela cuja abas são inclinadas e meio fechadas. No entanto, as barras usam um espaçamento muito preciso que aproveita os diferentes ângulos que seus olhos veem na tela. Eles bloqueiam a metade da tela de seu olho esquerdo, e a outra metade da tela de seu olho direito. O resultado é que você pode ver a tela inteira, mas de uma série alternada de fitas verticais que, respectivamente, apenas um de seus olhos podem ver.

Imagens unidas

O 3DS coloca duas imagens em sua tela ao mesmo tempo. Uma imagem vai para as fitas que somente o olho esquerdo pode ver, e outra imagem vai para as fitas que somente seu olho direito pode ver. Essas duas imagens intercaladas criam a ilusão de profundidade na tela plana e, assim, o efeito 3-D. O 3DS tem uma resolução horizontal elevada de modo que cada fita vertical é estreita demais para você notar a descontinuidade entre as fitas de imagens do olho esquerdo e as fitas de imagens do olho direito. Para esse fim, a tela superior do 3DS funciona a uma resolução total de 800 x 240 pixeis ou 400 x 240, para cada olho. Apenas a tela superior do 3DS tem gráficos 3-D. A tela inferior continua a ser um touchpad bidimensional.

Limitações

Para o efeito tridimensional funcionar, você deve segurar o 3DS, exatamente a distância correta longe do seu rosto. O dispositivo vem com um controle deslizante de modo que você pode ajustar esta distância para se adequar ao seu nível de conforto. Também deve apontar o 3DS diretamente para você, ao invés de incliná-la para um lado. Estas limitações colocam problemas para os jogadores que se movem em torno de seus 3DS enquanto jogam. A Nintendo anunciou que vai reduzir esses problemas em futuras versões do 3DS. A partir de setembro de 2011, o 3DS vendeu apenas cerca de 4,3 milhões de unidades em todo o mundo - números impressionantes em termos absolutos, mas bem abaixo das expectativas da Nintendo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível