Os Níveis de Habilidades na Contabilidade

Escrito por marie-pier rochon | Traduzido por joao pedro oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os Níveis de Habilidades na Contabilidade
Habilidades de um Contador (Creatas/Creatas/Getty Images)

O requisito básico para se tornar um contador é um diploma de bacharel em contabilidade ou áreas afins. A partir daí, uma série de outras certificações permitem que contabilistas avancem em suas carreiras e empregos que requerem um conjunto de habilidades diferente e mais especializado.

Outras pessoas estão lendo

Contabilista Júnior

Embora o grau de bacharel seja o requisito básico para se tornar um contador, algumas faculdades e escolas à distância oferecem programas que permitem que novatos sejam contadores juniores. O empregador define os requisitos mínimos para a educação, a experiência e as habilidades. Alguns empregadores irão atribuir um contador sênior específico como um supervisor antes do contador júnior poder ganhar mais independência e responsabilidades. Como os contadores juniores não são totalmente certificados, devem demonstrar habilidades de aprendizagem rápida, iniciativa e uma elevada qualidade de trabalho para avançar para posições mais altas.

Certificado Público de Contabilista

O Contador Público Certificado, ou CAP, é o perfil de um contador de nível sênior que passou o Exame Uniforme CPA preparado pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados. Todos os contabilistas que passarem neste exame internacional tornam-se automaticamente um CPA. A maioria dos estados exige que os contadores mantenham a sua certificação CPA para a prática. Devido à natureza rigorosa do exame, para se tornar um CPA é necessário ter um amplo conhecimento de contabilidade, ser estudioso, motivado e capaz de responder a questões complexas sob pressão.

No Brasil existem quatro seções do teste são: “Auditoria e certificação,” “Negócios ambientes e conceitos,” “Financeiros contabilização e relato” e “Regulamento.” “Auditoria e certificação” avalia um candidato compreensão das normas de auditoria geralmente aceites (GAAS) e como estas normas se aplicam a controles internos e processos de uma organização. “Ambientes de negócios e conceitos” testa conhecimento do contabilista sobre finanças, estratégias corporativas, marketing, desenvolvimento de produtos, gestão de risco e economia. A parte “Contabilidade e relato financeiro” garante que um futuro contabilista público sabe sobre princípios de contabilidade geralmente aceitos (GAAP) e pode preparar as demonstrações financeiras completas e precisas que estejam em conformidade com esses princípios. Demonstrações completas incluem quatro conjuntos de dados: um balanço, uma declaração de lucros e perdas, o mapa dos fluxos de caixa e uma declaração de patrimônio líquido. “Regulamento” abrange os impostos, leis de negócios e ética.

Informática básica, financeira e contábil, além de habilidades em programas são obrigatórios à maioria das posições contábeis. Ter uma aptidão para a matemática e a capacidade de analisar, comparar e interpretar os dados rapidamente são competências necessárias para esse profissional. Finalmente, como CPAs tomam decisões financeiras importantes, um alto nível de integridade é um característica procurada.

Contadores Públicos Certificados

O Instituto de Gerência de Contas oferece uma Conta de Gerência com designação especial para certificação (CMA). Contadores com certificação CMA têm conhecimento especializado da contabilidade gerencial. Como resultado, eles podem ser obrigados a fazer apresentações verbais e apresentar relatórios escritos para clientes e gerentes. Fortes habilidades de comunicação são, então, exigidas dos CMAS. Assim, essa posição exige que os candidatos sejam hábeis a trabalhar com pessoas, sistemas de negócios e computadores.

Designações Especiais

Por fim, os contabilistas também podem especializar-se em avaliações de negócios, tecnologia da informação ou finanças pessoais. Para isso, eles terão de aprender o conhecimento específico e demonstrar experiência em um campo específico para serem capazes de obter a designação apropriada. Experiência de trabalho anterior e projetos são necessários para provar que o contador tem o conjunto de habilidades necessário para uma designação específica. Cada especialidade exige um conjunto diferente de habilidades do contador. Por exemplo, um contador de finanças pessoais deve ser capaz de se comunicar com seus clientes em termos simples, enquanto um contador de tecnologia da informação precisa entender a terminologia utilizada pelo especialista em TI.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível