Nível normal de QI para uma criança

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nível normal de QI para uma criança
Definir o QI de uma criança não é um processo simples e o seu resultado pode variar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Determinar o QI de uma criança, isso é, o seu coeficiente de inteligência, pode ser desafiador. Compreender os conceitos básicos do teste de QI e qual a média esperada para crianças ajuda a determinar se deve existir alguma preocupação com a forma como a criança está se desenvolvendo.

Outras pessoas estão lendo

Definições e importância do teste de QI

O teste de QI mede a inteligência geral de uma criança ou adulto. O psicólogo francês Alfred Binet e o médico Theodore Simon desenvolveram o sistema do teste Binet-Simon no começo de 1900. O objetivo do teste era medir a inteligência de crianças com deficiência mental.

Através dos testes, foi notado que os intervalos entre a idade mental de uma criança e a sua idade física aumentam conforme ela fica mais velha. Em 1912, o psicólogo alemão William Stern criou um padrão de medida para relacionar com esse intervalo, e essa medida foi definida como coeficiente de inteligência (QI). O coeficiente de inteligência é definido como 100 vezes a idade mental (MA) e dividido pela idade cronológica (CA).

Como o teste de QI é realizado

Existem muitos tipos diferentes de testes de QI, como o Stanford-Binet, o California Test of Mental Maturity e o Scholastic Aptitude Test (SAT). Alguns testes são cronometrados enquanto outros são realizados sem um tempo de limite estabelecido. Os melhores resultados de QI são obtidos quando a criança realiza mais de um teste.

Média de QI

Em geral, um QI de 100 é a média para crianças. O seu resultado pode variar entre 0 e 250. A maioria das crianças testadas apresentam um valor entre 80 e 120. Cada QI tem a sua classificação. De acordo com o site iq-test.learnninginfo.org, um QI acima de 140 é considerado um gênio, 120-140 é de inteligência muito superior, 110-120 é de inteligência superior, 90-110 são números normais ou na média, 70-80 são próximos a deficiência mental e abaixo de 70 é considerado como deficiência mental.

Opinião de especialista

De acordo com Indebir Kaur Sandhu, que tem um PhD. em psicologia educacional da Universidade de Cambridge na Inglaterra, é difícil determinar exatamente o QI de qualquer pessoa, inclusive crianças. Um QI pode demonstrar um talento ou deficiência de inteligência. Cada criança é especial da sua própria maneira. Sandhu sugere que ao invés de pensar apenas no resultado do teste de QI, as pessoas devem encorajar as crianças a se empenharem ao máximo em áreas que elas gostam, além de também prestar atenção em pontos de deficiência que precisem ser trabalhados.

Considerações

Um número de QI é baseado na medição do nível de inteligência acadêmica. Os resultados de testes podem ser diferentes e não levam em consideração fatores sociais. Testes individuais podem apresentar resultados distintos. O teste pode ser feito com crianças a partir de três anos de idade, mas elas não devem ser ranqueadas considerando apenas o teste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível