Nomes dos grupos de alimentos na pirâmide alimentar

Escrito por lori burke | Traduzido por alisson dantas
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Nomes dos grupos de alimentos na pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar auxilia uma variedade de escolhas saudáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A pirâmide alimentar auxilia na escolha de comida saudável através de seis grupos de alimentos primários: cereais, vegetais, frutas, leite e proteínas, gorduras e óleos. A pirâmide sugere as porções diárias e o tamanho da porção para cada categoria. Um ou dois grupos alimentares não suprem todos os nutrientes que você precisa: comer uma variedade de comidas dos seis grupos de alimento garante uma melhor possibilidade de manter uma dieta balanceada.

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Grãos

Todos os alimentos de grãos são mostrados na base da pirâmide. Para manter sua ingestão de gordura baixa e sua ingestão de fibra alta, a pirâmide recomenda que obtenha a maioria da sua ingestão de calorias na categoria dos grãos, que inclui pães, cereais, arroz e massa. Os carboidratos complexos ou amidos, que lhe dão uma energia mais duradoura, são encontrados no grupo dos grãos. São recomendas de 6 a 11 porções diárias de grãos. Uma fatia de pão ou meia xícara de massa, por exemplo, equivalem a uma porção de grãos.

Vegetais

A pirâmide recomenda de três a cinco porções de vegetais na sua dieta diária. Meia xícara de cenouras cruas ou cozidas, por exemplo, dá-lhe uma porção de legumes. Os vegetais são baixos em gordura e fornecem muita fibra, minerais e vitaminas que você precisa em sua dieta cotidiana. Diferentes nutrientes são encontrados em diferentes legumes. Para o melhor balanço de nutrientes, escolha uma mistura de vegetais de folhas verde-escuro, como espinafre ou brócolis; os legumes, como feijão ou grão-de-bico; vegetais amarelos, como cenouras ou abóbora; vegetais de amido, como ervilhas ou milho; entre outros legumes, como tomates e cebolas.

Frutas

Uma maçã média, por exemplo, ou meia xícara de frutas enlatadas ou cozidas equivalem a uma porção de frutas. A pirâmide recomenda de duas a quatro porções por dia. Três-quartos de uma xícara de suco de frutas também contam como uma porção, mas a pirâmide recomenda elas inteiras por seu teor de fibra ser maior que o do suco. As frutas são baixas em calorias e altas em vitaminas.

Laticínios

A categoria dos laticínios na pirâmide inclui leite, iogurte e queijo. Você deve visar de duas a quatro porções diárias de laticínios. Uma porção equivale a 29,5 gramas de queijo ou uma xícara de leite ou iogurte. Os produtos lácteos são ricos em cálcio e fornecem uma fonte saudável de vitaminas e proteínas. Escolha uma variação de baixa gordura ou livre delas. Se você tiver intolerância à lactose e não conseguir digerir leite, considere o suco de laranja fortificado com cálcio como um substituto.

Proteínas

A categoria das proteínas na pirâmide inclui carnes, peixes, aves, ovos, feijões, nozes e sementes. Para uma melhor saúde, visa-se de duas a três porções diárias de proteínas. Além delas, os alimentos nesse grupo são fontes de muitos nutrientes, incluindo ferro. Uma porção de proteínas é igual, por exemplo, a um ovo ou 88,7 gramas de carnes, peixes ou aves magras. Coma gemas de ovos com moderação, por elas serem ricas em colesterol; nozes e sementes são ricas em gordura.

Gorduras e óleos

As gorduras e óleos representam a menor porção da pirâmide, o que significa que você deve usufruir das comidas dessa categoria com moderação. Alimentos que contêm açúcares adicionais e gorduras são elevadas em calorias e contêm pouco ou nada de vitaminas e minerais. Evite, por exemplo, sobremesas doces e refrigerante. Assim, use gorduras, tais como temperos de salada, molhos e manteiga, com moderação.

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