Lazer e cultura

Nomes das partes de um hibisco

Escrito por alicia rudnicki | Traduzido por vanessa arnaud
Nomes das partes de um hibisco

Grãos de pólen das pequenas anteras no tubo estaminal do hibisco

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ainda que as flores apresentem grandes variações, elas certamente compartilham algumas características. Livros de biologia normalmente descrevem estas características separando as estruturas femininas e masculinas. Há também estruturas que não são nem femininas nem masculinas, como o cálice (a camada externa do botão da flor). Todas as flores diferem "ao menos em alguns pequenos detalhes" desta generalização, de acordo com o website Backyard Nature. Ainda assim, o website diz que a flor convencional serve como base para identificar as partes de qualquer flor, incluindo os membros da família dos hibiscos.

Outras pessoas estão lendo

Flores convencionais

As estruturas sexuais femininas e masculinas de uma flor convencional estão localizadas no interior de uma circunferência de pétalas - uma parte assexuada, chamada corola. "As estruturas masculinas da flor, juntas, abrangem o estame", o que inclui hastes delicadas chamadas filetes, que possuem anteras nas pontas. As partes femininas abrangem o pistilo. O fundo bulboso do pistilo é o ovário, onde os gametas são formados. O estigma, que é a parte do pistilo que recebe o pólen, está conectado ao ovário por um tubo fino chamado estilete. Para dar sustentação à base da flor, o cálice verde aparece como uma estrutura semelhante a uma taça, entalhada por unidades triangulares chamadas sépalas. Outra parte assexuada da flor convencional é a corola (uma única fileira de pétalas). As estruturas femininas e masculinas do hibisco diferem consideravelmente desta flor convencional descrita.

Estame e pistilo

As partes de um hibisco são mais complexas que as de uma flor convencional. Os filetes são mais finos, curtos e numerosos. Cada um recebe uma antera na ponta. Os filetes estão conectados a uma estrutura masculina, chamada tubo estaminal, o que não está presente em flores comuns. Escondida dentre deste tubo está uma estrutura feminina longa que termina em diversos estigmas, que saem dele. Este ramo curto e avermelhado possui terminações nodosas que atraem o pólen das anteras.

Cálice e corola

O cálice do hibisco também é diferente do das flores convencionais, pois apresenta duas partes. Imediatamente abaixo do cálice, há uma borda de brácteas semelhantes a sépalas, chamadas epicálice. A disposição das pétalas, ou corola, no hibisco normalmente se assemelha à corola de uma flor comum. Entretanto, há alguns hibiscos mais sofisticados, como as "Rosas da China", nas quais pétalas onduladas adicionais estão presentes. Estas pétalas extras são, na verdade, apêndices meio pétala/meio estame, de acordo com o Backyard Gardener.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media