Novas regras de RCP

Escrito por corey m. mackenzie | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Novas regras de RCP
A parte essencial da RCP é manter o coração batendo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O propósito da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é manter os batimentos cardíacos manualmente e garantir a permeação de oxigênio na corrente sanguínea, evitando a morte cerebral. Apesar de a RCP não ser tão eficiente quanto o funcionamento natural do coração e dos pulmões, pode garantir à vítima minutos vitais até que os socorristas cheguem com o equipamento salva-vidas. A "American Heart Association" (Associação Americana do Coração) determinou que, muitas vezes, a parte realmente essencial da RCP é manter o coração batendo e, em virtude disso, foram desenvolvidas novas normas de RCP que aumentam a proporção de compressões para resgatar respirações e, no caso de RCP apenas manual, eliminam completamente a respiração boca-a-boca .

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os métodos de RCP variam conforme a idade do paciente, diferindo para adultos, crianças e bebês. Se a vítima for um adulto, por exemplo, as compressões torácicas são realizadas colocando uma mão sobre a outra e pressionando para baixo em um movimento rápido. Para as vítimas crianças, usa-se a palma de uma mão e, em bebês, apenas dois dedos fazem a compressão. Outros fatores, como lesões da vítima (por exemplo, se a pessoa for vítima de um grave acidente de carro e apresentar ferimentos no peito), podem alterar a forma como a RCP é administrada ou até determinar se é adequado fazê-la.

Características

Por muitos anos, treinadores de RCP padrão ensinaram que (para uma vítima adulta) socorristas devem fazer 15 compressões cardíacas a cada duas administrações de respirações artificiais. A American Heart Association decidiu que esse método desperdiça um tempo precioso para o coração -- enquanto as compressões são interrompidas para fornecer ar aos pulmões, o coração permanece perigosamente inativo.

Novas regras

A AHA (American Heart Association) desenvolveu novas regras simplificadas para pessoas já treinadas ou em treinamento de RCP. Para adultos, em vez de 15 compressões a cada 2 respirações, determinou-se que devem ser feitas pelo menos 30 compressões para cada 2 respirações. A AHA também desenvolveu um guia prático para pessoas que não são possuem treinamento em RCP ou que não se sentem confortáveis desempenhando ​​respiração boca-a-boca. O RCP apenas manual é muito fácil -- depois de ligar para o 193 (resgate), empurre de forma rápida (cerca de duas compressões por segundo) e forte o peito da vítima (no centro).

Efeitos

O sangue deve circular para fornecer oxigênio e nutrientes às células. Quando o coração deixa de bombear o sangue, as células começam a morrer. As compressões torácicas forçam artificialmente o sangue a entrar e sair do coração e a respiração boca-a-boca fornece uma pequena quantidade de oxigênio aos pulmões. De acordo com a AHA, a RCP manual tem se mostrado tão eficaz quanto a RCP padrão em emergências.

Advertências

A profundidade necessária para que as compressões estimulem o músculo cardíaco (cerca de 5cm) muitas vezes machuca ou até quebra costelas. Antes de iniciar a RCP (na maioria dos casos), ligue para o 192 ou para o 193 (ou para o número de emergências da área em que se encontra). Se houver mais de uma pessoa no local, peça que alguém acione a emergência enquanto inicia a RCP. Ainda que a RCP seja eficaz e ajude a vítima a recobrar os sentidos, é necessário oferecer atendimento médico o mais rápido possível. Mantenha em mente, no entanto, que qualquer situação em que a RCP for necessária, deve ser iniciada o quanto antes.

Considerações

Antes de inciar qualquer forma de RCP, determine se o coração e a respiração estão parados ou se houve apenas uma parada respiratória. Se a parada for apenas respiratória, faça a respiração boca-a-boca antes de mais nada. Existem outras situações que requerem a respiração boca-a-boca além das compressões torácicas -- por exemplo, se a vítima sofreu um ataque de asma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível