Objetivos da alfabetização na pré-escola

Escrito por eileen baylus | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Objetivos da alfabetização na pré-escola
Os alunos da pré-escola gostam de ouvir histórias (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A alfabetização é a capacidade de ler e escrever. Ter uma base sólida na leitura e escrita é o pilar de uma educação de sucesso. Para se certificar de que as crianças estão no caminho certo, há objetivos padrões que elas devem atingir. Esses padrões podem variar, mas há alguns objetivos básicos comuns a todos os alunos da pré-escola. Atingir tais metas ajuda a preparar as crianças em idade pré-escolar para a primeira série.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades de leitura

Os objetivos das crianças na pré-escola incluem a habilidade de aprender e diferenciar todas as letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto. Nessa fase escolar, os alunos começam a pronunciar, juntar e segmentar sílabas na língua falada. Além disso, começam a aplicar análises dos sons e das palavras às letras, assim como sabem identificar termos de uso comum ao visualizá-los. Na pré-escola, os pequenos também são capazes de reconhecer que palavras são separadas por espaços, reconhecem seus próprios nomes e sabem onde as letras maiúsculas devem ficar. Outra coisa que acontece nessa fase é que os alunos podem localizar as partes importantes de um livro, inclusive o nome do mesmo, seu autor e sumário. Após ler um livro, esses alunos saberão responder perguntas básicas sobre o que leram.

Habilidades de escrita

Os alunos da pré-escola utilizam pontuação e grafia corretas ao escrever. Ao utilizar desenhos, ditados e atividades de escrita, as crianças compõem críticas curtas baseadas nas histórias que leram. Elas também participam de projetos de pesquisa e escrita, como expressar suas opiniões sobre um autor preferido, assim como são capazes de escrever sobre o livro que mais gostaram, explicando alguns dos pontos principais.

Habilidades linguísticas

Os objetivos da alfabetização também incluem a capacidade de compreender a gramática e o uso da língua padrão. Os Alunos formam vocábulos plurais, adicionando "s". Eles compreendem o uso de pronomes interrogativos, como: Quem?, O quê? e Por quê? Além disso, sabem usar preposições; assim como são capazes de entender frases completas e as convenções do uso de letras maiúsculas, pontuação e ortografia. Esses alunos ainda conseguem soletrar, identificar palavras e utilizá-las corretamente; tal como entendem o conceito de adjetivos, verbos e antônimos. Eles são capazes de visualizar informações e fazer um desenho baseado no que foi transmitido, tanto como podem prever o que irá acontecer a seguir na história. Esses alunos podem identificar seus livros preferidos e representar uma cena ou mudar o final da história.

Habilidades de fala e escuta

Os alunos pré-escolares participam de discussões colaborativas com diversos colegas e concordam entre si sobre tópicos e regras específicas. Essas crianças leem trechos de textos e também são capazes de fazer perguntas e de dar respostas sobre as tarefas. Eles são capazes de descrever pessoas conhecidas claramente e eventos dentro de uma história, assim como compreender seus personagens e ambiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível