Objetos manipuláveis para ensinar multiplicação e divisão em sala de aula

Escrito por trisha dawe | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Objetos manipuláveis para ensinar multiplicação e divisão em sala de aula
Cubos de açúcar são ferramentas não convencionais para ensinar e praticar equações de multiplicação e divisão (sugar cubes image by poGosha from Fotolia.com)

Cubos de açúcar, pedaços de pizza, balinhas e peças de encaixe são apenas algumas ferramentas de manipulação usadas ​​para ensinar multiplicação e divisão. Usar materiais manipuláveis interativos para ensinar a fundo os conceitos matemáticos promoverá um entendimento melhor da lição. Incentive jogos de matemática por meios não tradicionais, em oposição à memorização dos conceitos da multiplicação e divisão.

Outras pessoas estão lendo

Multiplicação com cubos de açúcar

Centenas de cubos de açúcar podem ser utilizados para demonstrar a multiplicação. Meça uma extremidade de um cubo de açúcar com uma régua e desenhe uma tabela contendo 100 quadrados interligados (10 linhas e 10 colunas) em um pedaço de papel que coincida com a medida, permitindo que um cubo possa ser colocado em cada bloco da tabela. Faça uma cópia da tabela para cada aluno. Instrua-os a preencher os quadrados a partir do canto inferior esquerdo do bloco, fazendo um retângulo no tamanho da sua escolha. Conte o número de linhas e colunas cheias de cubos de açúcar para elaborar uma equação numérica. Conte o número total de cubos de açúcar usados para encontrar a resposta para o problema.

Juntar as balinhas

Dê a cada criança um punhado de balinhas e instrua-as a fazer duas pilhas iguais de doces para aprender multiplicação com dois como fator. Separe os grãos extras. Oriente o aluno a contar o número de balas em apenas um dos grupos. O número de doces em uma pilha vezes o número de grupos resolve a equação. Quando ambos os grupos de gomas estiverem unidos entre si, a resposta é o número total de doces.

Divisão com pedaços de torta

Use objetos matemáticos manipuláveis como peças de pizza ou faça o seu próprio material cortando um círculo de papel cartão ou cartolina e divida-o em uma série de peças relacionadas aos fatores da divisão que estiverem sendo estudadas. Instrua os alunos a dividirem a torta em dois e veja como as crianças facilmente fazem duas pilhas de pedaços. Explique que elas acabaram de completar um problema de divisão e diga-lhes que o número total de pedaços da torta divididos por dois (pilhas) é igual ao número em cada grupo.

Divisão de blocos

Organize blocos de montar em qualquer número de pilhas iguais. Use três em cada pilha, por exemplo. Incentive os alunos a colocarem as pilhas de cubos para formar um retângulo. Peça aos alunos para dizerem quantos blocos estão no retângulo, seguido por quantas pilhas fizeram. A equação de divisão é completada após perguntar aos alunos quantos cubos gastaram para fazer cada pilha, com a resposta sendo três. O número total de cubos dividido pelo número de pilhas é igual ao número em cada pilha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível