Mais
×

Obstrução e gases intestinais em cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma obstrução intestinal é uma doença muito séria e pode ocorrer tanto em humanos como em cachorros. Os cães que sofrem dessa doença podem apresentar sintomas de gases intestinais, inchaço e vômito.

Gases intestinais e distensão abdominal são sintomas de uma obstrução no intestino delgado (young labrador by the sea image by Lars Christensen from Fotolia.com)

Identificação

Uma obstrução no intestino pode ser causada por corpos estranhos, tumores, hérnias e infestações de diversas lombrigas. Obstruções intestinais simples não impedem o fluxo de sangue para o intestino. Uma obstrução estrangulada é uma condição na qual o fluxo de sangue para os intestinos podem ser cortados. Essa é uma doença séria e possui alta taxa de mortalidade. O Manual Merck de Veterinária, afirma que esta é uma doença vista muitas vezes em cães jovens, devido a tendência de comerem objetos estranhos como meia-calça ou brinquedos de plástico.

Efeitos

Os gases intestinais e distensão abdominal muitas vezes se desenvolvem em uma obstrução do intestino delgado. Segundo o Manual Merck de Veterinária, a distensão intestinal gasosa normalmente se desenvolve nas primeiras 12-35 horas depois que a obstrução ocorreu. Se nenhuma ajuda médica for procurada, o cão morrerá dentro de três a quatro dias.

Sintomas

Os sintomas associados a obstrução intestinal canina pode incluir vomito, diarreia, letargia, gases intestinais, distensão abdominal, febre, temperatura corporal abaixo do normal, desidratação e choque. Os cães com obstrução intestinal completa podem não conseguir passar os gases ou fezes.

Diagnóstico

Afim de determinar se o cão está sofrendo de uma obstrução intestinal, o veterinário fará um exame físico completo. Ele irá apalpar (sentir) o abdômen do cão para determinar se há algum tumor ou fluido presente. É importante também saber o histórico alimentar do cão, pois se ele tiver o costume de comer objetos estranhos, ele pode acabar adoecendo. Testes diagnósticos como raio X ou uma endoscopia pode ajudar a identificar uma obstrução ou um objeto estranho que pode estar causando o problema. Se o veterinário for incapaz de identificar a origem do problema, uma cirurgia pode ser necessária.

Tratamento

Os cães que sofrem de obstrução e gases intestinais podem se beneficiar com fluidos IV, e uma cirurgia pode ser feita para remover um objeto estranho e reparar o intestino. A taxa de mortalidade de cães que se submetem a este tipo de cirurgia é cerca de 12%, segundo o Merck, e é a mesma para o intestino delgado ou o intestino grosso. Os cães que já possuem sintomas de peritonite (infecção) tem uma taxa de mortalidade maior que 31%.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article