Mais
×

Como fazer uma oca com palitos de dente

Atualizado em 17 abril, 2017

O clima e as tradições — que incluem crenças espirituais, costumes e estilo de vida — formaram o desenvolvimento de usados por tribos nativo-americanas. As áreas florestais de Algonquin construíam ocas em forma de redoma ou cone, ou então de um retângulo com um telhado arqueado. Todas essas estruturas eram cobertas com cascas de bétula. As tribos Algonquin faziam suas redomas dobrando e prendendo mudas de árvores e usando postes para dar o formato às construções. Eles cobriam a estrutura com tapetes e, depois, folhas de cascas de bétula eram presas no lugar com cordas ou tiras de madeira. Um modelo em miniatura de uma oca pode ser feito com palitos de dente cobertos com papel.

Instruções

As tribos Algonguin faziam ocas com postes e cascas de bétula (wigwam mit streben aus stein image by PM Photo from Fotolia.com)
  1. Use a garrafa tampada para dar formato à oca e fornecer um molde para o artesanato. Enrole uma tira de fita crepe ao redor da tampa, deixando o lado da cola para fora. Pressione 12 palitos de dente na fita, espaçados igualmente e no nível da parte superior da tampa. A "anca" da garrafa fará com os palitos formem uma espécie de cone. Para fazer a porta, remova dois palitos adjacentes.

  2. Enrole mais fita crepe ao redor dos palitos, dessa vez com o lado da cola para dentro. Acrescente um terceiro pedaço de fita para mais firmeza e então remova o primeiro pedaço na parte de dentro da oca.

  3. Para fazer a cobertura de bétula, desenhe linhas horizontais de comprimento variado em um pedaço de papel de 7,5 x 27,5 cm. Corte o papel em tiras de 1 cm e depois corte-as em larguras de 2,5 cm.

  4. Prenda o papel à oca usando fita adesiva transparente. Comece na parte inferior e sobreponhas as carreiras conforme for subindo, como se você estivesse montando algumas telhas. Coloque a fita adesiva ao longo da borda superior do papel para que ela não apareça. Você pode cobrir a porta agora e depois cortar o papel quando estiver tudo pronto. Deixe mais ou menos 1 cm dos palitos expostas na parte superior para representarem os postes da oca. Enrole a bordas inferiores dos pedaços de papel para ficarem mais parecidos com as cascas de bétula.

  5. Tire a oca da garrafa e corte o papel para expor a porta.

Dicas

  • Faça uma oca maior de maneira similar usando espetos de madeira e um cone de papel invertido ou um funil.

O que você precisa

  • 12 palitos de dente
  • Papel branco
  • Tesoura
  • Canetinha preta
  • Garrafa de refrigerante de 2 litros com a tampa
  • Fita crepe
  • Fita adesiva transparente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article