Óleo de canola vs óleo de girassol

Escrito por carol sarao | Traduzido por marcio almeida
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Óleo de canola vs óleo de girassol
O óleo de girassol é rico em vitamina E antioxidante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tanto o óleo de canola quanto o óleo de girassol são usados ​​para cozinhar e para temperar saladas, e ambos fornecem nutrientes. Óleos contêm ácidos graxos essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento, e promovem a absorção das vitaminas A, D, E e K. A questão de se usar o óleo de canola ou o óleo de girassol é complicada pelo fato de três variedades de óleo de girassol estarem comercialmente disponíveis, todas com quantidades variáveis ​​de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Os nutricionistar geralmente consideram o óleo de canola mais benéfico do que o óleo de girassol, mas ambos são escolhas relativamente saudáveis. Sua decisão pode se resumir a um gosto pessoal.

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O básico

O óleo de canola é produzido a partir da planta de canola, que foi adaptada da planta colza por agricultores canadenses; seu nome vem das palavras "canadense" e "óleo" Embora as plantas de colza contenham ácido erúcico - tóxico para os seres humanos em quantidades grandes - canolas foram geneticamente modificadas para produzirem um óleo monoinsaturado com baixas quantidades de ácido erúcico; a Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas) reconhece o óleo de canola como geralmente seguro. O óleo de girassol é feito a partir das sementes listradas em preto e branco do girassol, botanicamente conhecida como Helianthius ��annuis. Ele tem um ponto de fumo - o ponto em que o óleo começa a se quebrar - mais baixo que o óleo de canola; esse último é uma escolha melhor para refogar. Ambos os óleos têm quantidades quase idênticas de calorias - cerca de 120 por colher de sopa - bem como cerca de 14 g de gordura total.

Gorduras no óleo de girassol

O óleo linoleico de girassol é rico em gorduras poliinsaturadas, e contém o ácido linoleico, o qual é convertido pelo corpo no benéfico�� ácido gama-linolênico, ou GLA. De acordo com o site "Good Fats", o GLA pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite e diabetes. O óleo linoleico de girassol tem um sabor leve e sutil e um ponto de fumo elevado, o que o faz um eficaz óleo de cozinha. No entanto, uma colher de sopa contém 11% de gorduras saturadas - o tipo menos saudável, ao lado das gorduras trans. Uma segunda variedade de óleo de girassol, o óleo de girassol altamente oleico, ​​contém 80% de gorduras monoinsaturadas saudáveis - o mesmo tipo de gorduras encontradas em nozes - e apenas 9 por cento de gordura saturada; esse perfil de ácidos graxos faz com que essa variedade seja óleo de girassol mais saudável. Nu-Sun é uma variedade intermediária e mistura atributos dos dois outros óleos de girassol. Ela contém 55% a 75% de gorduras monoinsaturadas, 26% de poliinsaturadas e 9% de gorduras saturadas.

Gorduras no óleo de canola

O óleo de canola tem menos gorduras saturadas do que qualquer um dos três tipos de óleo de girassol. Ele é rico em ácidos graxos ômega-3. Além disso, ele contém cerca de 9 g de gorduras monoinsaturados por colher de sopa - quase tanto quanto o óleo de girassol altamente oleico, que fornece cerca de 11 gramas por colher de sopa. As gorduras monoinsaturadas diminuem o destrutivo colesterol LDL, sem afetar os níveis de HDL saudável. Em contraste, gorduras poliinsaturadas diminuem ambos os tipos de forma indiscriminada. Citando o baixo nível de gorduras saturadas no óleo de canola e a presença do saudável ômega-3 , o site Askdrsears.com lista esse óleo como mais saudável do que os óleos de girassol.

Vitamina E

Tanto o óleo de canola quanto os óleos de girassol são praticamente desprovidos de vitaminas e minerais, exceto pela vitamina E na forma de alfa-tocoferol. Quando se trata de fornecer essa vitamina lipossolúvel, os óleos de girassol vencem facilmente o óleo de canola. Todos os três óleos de girassol contêm mais do que 5 mg de alfa-tocoferol por colher de sopa - um terço do valor diário recomendado -, enquanto o óleo de canola proporciona menos de 2,5 mg. A vitamina E, um antioxidante potente, é importante para a função do sistema imunológico.

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