Óleos fracionados e óleos parcialmente hidrogenados

Escrito por eri luxton | Traduzido por thaís silva
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Óleos fracionados e óleos parcialmente hidrogenados
Os óleos parcialmente hidrogenados não são saudáveis para comer (Image by Flickr.com, courtesy of Rob and Stephanie Levy)

O óleo fracionado pode parecer suspeito para os consumidores que leem os rótulos, mas até agora ele não tem sido pior que as outras gorduras saturadas. O óleo parcialmente hidrogenado pode causar sérios danos à saúde do coração. Saiba a diferença.

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Efeitos dos óleos parcialmente hidrogenados na saúde

Os óleos parcialmente hidrogenados, também conhecidos como gorduras trans, aumentam os níveis do colesterol LDL, de acordo com a Clínica Mayo, e também acionam processos inflamatórios, contribuindo para uma saúde cardiovascular ruim no geral.

Efeitos dos óleos fracionados na saúde

Os óleos fracionados geralmente provêm de gorduras saturadas, como o óleo de palmiste. De acordo com o "Community Nutrition Education Program" (Programa Comunitário de Educação em Nutrição) no estado de Oklahoma, eles não possuem outros efeitos ruins para a saúde, a não ser as consequências gerais da ingestão de gorduras saturadas, as quais os consumidores devem limitar a pequenas quantidades.

Processo de hidrogenação

O óleo parcialmente hidrogenado teve sua estrutura molecular modificada artificialmente sob altas temperaturas e alta pressão. Enquanto a estrutura resultante faz com que os alimentos durem mais, essa mesma característica causa a solidificação da gordura na temperatura do sangue, criando placas arteriais.

O processo de fracionamento

A Universidade de Louisville diz que os óleos normais, como o óleo de coco, podem passar pelo processo de fracionamento, separando os triglicérides de cadeia média das gorduras de moléculas longas. O óleo fracionado, feito com moléculas de cadeia média, tornam-se mais estáveis e digeríveis.

Considerações

Qualquer dieta deve conter um máximo de 7 por centro de gordura saturada e não mais de 1 por centro de gordura trans. A gordura saturada inclui os óleos fracionados; a trans inclui os óleos parcialmente hidrogenados.

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