Opções de resfriamento para computadores

Escrito por daniel thompson | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Opções de resfriamento para computadores
Computadores desktop geralmente têm de três a doze ventiladores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os computadores atualmente usam uma grande quantidade de energia em circuitos que geram muito calor. As áreas de calor mais problemáticas nos computadores são a unidade central de processamento, a memória RAM, o barramento e a placa de vídeo. Existem diversas opções de sistemas de resfriamento para esses aparelhos que usam uma combinação de resfriamento ativo e passivo. As opções de resfriamento passivo usam a condução termal para puxar o calor para longe do sistema eletrônico sensível do equipamento, enquanto as opções de resfriamento ativo usam um ventilador ou outro sistema mecânico para acelerar o processo de resfriamento.

Outras pessoas estão lendo

Dissipador de calor (Heat Sink)

O tipo mais básico de resfriamento passivo encontrado em um computador é o dissipador de calor (Heat Sink). Esse dispositivo de resfriamento é uma série de placas de metal que ficam em cima dos microchips geradores de calor. Na forma mais básica, o dissipador de calor é uma placa de metal que fica em cima do chip, absorvendo o calor que ele gera e o transferindo para a base através de uma série de placas de metal organizadas em ângulos de 90º. Dissipadores de calor modernos variam de complexidade, indo de uma simples combinação de placas de metal até arranjos complexos de serpentinas e ventiladores integrados. Os dissipadores montados em CPUs usam um tipo especial de pasta termal entre o processador e o dissipador, para aumentar a eficiência do resfriamento.

Dissipadores de calor

Em módulos de memória RAM, o tipo de dissipador de calor usado é um pouco diferente do anterior. Nesse caso, eles são chamados de Heat Spreaders. Esse resfriamento passivo é mais compacto que o do dissipador comum. Esse aparelho geralmente é uma bainha que se encaixa sobre a memória RAM para puxar o calor dos microchips de memória. Uma placa de metal ao longo do comprimento do módulo puxa o calor em direção ao interior da caixa, onde ele é dissipado pelos ventiladores.

Ventiladores externos

Os ventiladores externos são os sistemas de resfriamento ativo do computador, eles são encaixados na parte exterior da caixa do CPU. Esses ventiladores são reversíveis, permitindo que os ventiladores de um lado joguem o ar quente para fora da caixa enquanto os ventiladores do outro lado puxam ar para dento. Esses ventiladores são classificados de acordo com diversos fatores, incluindo tamanho, RPMs, decibéis e fluxo de ar. A taxa de decibéis do ventilador mede o quão alto o barulho que ele faz, enquanto o tamanho, as RPM e o fluxo de ar medem a quantidade de ar que ele consegue mover na caixa do computador.

Ventiladores do sistema

O sistema de resfriamento mais importante para o seu computador é o ventilador de CPU. Esse ventilador fica em cima do dissipador de calor do CPU, e a função dele é resfriar o dissipador. Os ventiladores do CPU dão projetados para encaixarem em soquetes específicos do processador e são classificados da mesma maneira que os ventiladores externos. Esse tipo de ventilação interna também é usada para placas-mãe e placas de vídeo. Muitos ventiladores do sistema de alta qualidade, e alguns ventiladores externos, oferecem uma variedade de recursos extras, incluindo velocidade de ventilação controlável e suporte para um monitor de velocidade LCD externo.

Resfriamento líquido

Outra opção para o resfriamento de computadores é o resfriamento líquido. Esse tipo de resfriamento ativo é essencialmente formado por um radiador que é projetado para resfriar os microchips. Ao invés de usar um ventilador para puxar o calor dos dissipadores, o resfriamento líquido usa bombas e tubos para transferir o calor usando um líquido de resfriamento (coolant). Esse sistema tem a vantagem de aumentar a eficiência do resfriamento e diminuir o barulho, mas são mais complexos e caros do que um sistema de resfriamento a ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível