Orientações para fazer textos expositivos na terceira série

Escrito por karen lobello | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Orientações para fazer textos expositivos na terceira série
É comum que os alunos escrevam seus primeiros textos na terceira série (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Garotos e garotas normalmente aprendem a escrever textos descritivos e narrativos no começo do ensino fundamental. Na terceira série, os alunos aprendem uma variedade de gêneros, incluindo textos expositivos. Esses são informativos, ou seja, eles explicam um tema. Quando os estudantes escrevem redações expositivas, eles frequentemente as relacionam com outras matérias (tais como matemática, ciências ou estudos sociais). Um bom texto expositivo de terceira série pode levar semanas para ficar pronto.

Outras pessoas estão lendo

Informações básicas

Garotos e garotas normalmente aprendem a escrever textos descritivos e narrativos no começo do ensino fundamental. Na terceira série, os alunos aprendem uma variedade de gêneros, incluindo textos expositivos. Esses são informativos, ou seja, eles explicam um tema. Quando os estudantes escrevem redações expositivas, eles frequentemente as relacionam com outras matérias (tais como matemática, ciências ou estudos sociais). Um bom texto expositivo de terceira série pode levar semanas para ficar pronto.

Modelo

Ajude seus alunos a entender o formato de texto, mostrando um grande número de exemplos. Apresente à sua classe textos expositivos escritos por diferentes autores. Faça um trabalho informal com seus alunos. Quando você "pensa em voz alta", os elementos de um texto expositivo aparecem. As crianças vão começar a entender a estrutura desse tipo de redação.

Escolha do tema

Um bom texto é derivado do conhecimento do assunto tratado ou do desejo de aprender sobre ele. Peça para seus alunos fazerem uma lista dos assuntos que interessam a eles. Eles podem precisar de ajuda para estreitarem suas escolhas. Um bom tema pode ser algo que eles saibam como fazer, ou algo que gostariam de aprender. Quando a aluno decidir qual será o assunto, peça a ele para fazer duas listas: "O que eu sei" e "O que eu quero aprender".

Pesquisa

Faça com que seus alunos aprendam o máximo que puderem sobre o assunto que escolherem (lendo, observando, fazendo entrevistas e participando). Ajude-os a usar a biblioteca, computador e fontes impressas para pesquisa. Ensine a eles o hábito de tomar notas. Mostre como listar fatos e exemplos que vão enriquecer seus textos. Nessa idade, as crianças tendem a copiar as informações literalmente. Ensine-os a resumir os pontos importantes com suas próprias palavras. Ajude-os a usar gráficos para representar pontos principais e detalhes.

Criação do texto

Os textos expositivos dessa série possuem, em geral, de um a três parágrafos. Cada parágrafo contém uma frase de tópico e detalhes pertinentes. Faça os alunos organizarem e desenvolverem os parágrafos e colocarem as ideias em sequência. Em seguida, eles aplicarão os passos do processo de escrita, tais como: prévia, redação, edição e publicação.

Avaliação

Apresente às crianças os tópicos que serão avaliados. Isso lhes servirá de guia. Avalie os textos em uma escala de 5 a 1 - com cinco sendo o melhor resultado em várias categorias. Diga a cada aluno se ele foi bem, ficou na média ou se precisa de mais ajuda para melhorar. Inclua na avaliação pontos como: "introduz o assunto com clareza", "mostra as ideias por fatos e detalhes", "usa vários recursos" e "apresenta a informação de forma interessante e clara".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível