A osmose reversa remove o fluoreto?

Escrito por randy craig | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A osmose reversa remove o fluoreto?
Quantidades elevadas de fluoreto na água podem causar fluorose (Supplied by FreeFoto.com (http://www.freefoto.com))

Outras pessoas estão lendo

Sobre a fluorose

A fluoretação da água de abastecimento público tem gerado preocupação sobre a fluorose, uma doença dental infantil provocada por altos níveis de fluoreto. Isso também despertou o interesse em saber se os sistemas domésticos comuns de purificação por osmose reversa podem remover o fluoreto. A fluorose em sua forma mais suave aparece como manchas brancas ou impurezas nos dentes de uma criança. Na sua forma mais grave, as manchas são pretas ou marrons, estando também presente corrosão ou fissuras nos dentes. A doença afeta a crianças com idades entre um e quatro anos (aquelas com mais de oito são imunes), pois esses são os anos mais críticos no desenvolvimento dos dentes. O grau de danos no dente também depende de outros fatores, incluindo os níveis de fluoreto ingerido e reações individuais. A American Dental Association ainda suporta a fluoretação da água como a solução pública mais importante para prevenção da cárie dentária, e também observa que a fluorose é uma questão estética, e não uma doença grave.

Remoção do fluoreto

Ainda assim, muitos com problemas relacionados à fluorose querem que o fluoreto seja removido de sua água. A remoção do fluoreto da água de abastecimento público pode ser realizada de várias maneiras, sendo a osmose reversa o método mais comum. Ela pode remover a partículas e compostos menores do que as moléculas de água, incluindo o fluoreto. O processo remove cerca de 90% de fluoreto da água, começando com a água sendo forçada através de um filtro ou membrana em uma inversão do processo natural da osmose. Na natureza, a solução menos concentrada (água livre de minerais, por exemplo) se moverá para diluir a soluções com concentrações mais elevadas. Pequenos orifícios na membrana deixam a água atravessar, mas os compostos, como o fluoreto, que são maiores do que as moléculas de água ficam presos, de acordo com a Water Quality Association. A água da solução de concentração mais elevada se move através do filtro para uma solução de concentração mais baixa, resultando em uma água livre de partículas, minerais e outros contaminantes.

Membranas

Um sistema típico de filtração de osmose reversa nas casas utiliza um de dois tipos de membranas. Uma delas é composta por uma película fina que aprisiona os contaminantes de forma mais eficaz e a outra é feita de triacetato de celulose, sendo considerada melhor para a água que contém uma grande quantidade de cloro. Embora o processo de osmose reversa possa remover o fluoreto, a quantidade depende muito das membranas (e o tamanho dos furos microscópicos que permitem que a água atravesse). Uma boa opção, ainda, é verificar com o fabricante da membrana para determinar a quantidade de fluoreto que a membrana pode remover.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível