Países que fazem fronteira com a Amazônia

Escrito por karen curley Google | Traduzido por mari mieko
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Países que fazem fronteira com a Amazônia
O rio Amazonas corta a América do Sul (south america image by NataV from Fotolia.com)

A região amazônica possui uma floresta tropical maior do que qualquer outra. Os seis países que fazem fronteira com o rio Amazonas, que flui a partir da Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico, são o lar de culturas familiares com a floresta e seu rico meio ambiente. Segundo o site do zoológico Smithsonian, esse rio tem 6.752 km de comprimento e cobre uma área de 7.050.000 km².

Outras pessoas estão lendo

Peru

Peru, o terceiro maior país da América do Sul, é o lugar onde o rio Amazonas começa sua jornada para o oceano. A bacia desse rio oferece um ecossistema diversificado, com selvas tropicais, plantas e animais.

Asiáticos, europeus e africanos migraram para o Peru através dos anos. Por causa de suas muitas tradições culturais, uma variedade de línguas são faladas. A maioria das pessoas fala espanhol, mas o dialeto Quechua continua a existir, um remanescente do antigo Império Inca. Mais de 35 idiomas diferentes são falados pelas tribos indígenas ao longo do rio Amazonas no Peru.

Bolívia

A Bolívia está ao leste do Peru. Sua topografia é variável, com picos da Cordilheira dos Andes alcançando 3.219 m acima do nível do mar e contrastando com a floresta e o rio Amazonas.

Nove departamentos, divididos em 94 províncias, são o lar de mais de oito milhões de habitantes nesse país. Os nove departamentos incluem: Pando, Beni, La Paz, Oruro, Potosí, Santa Cruz, Cochabamba, Chuquisaca e Tanja.

Venezuela

A Venezuela tem quatro regiões principais. No noroeste, estão as terras baixas de Maracaibo, ao norte estão as Cordilheira dos Andes correndo de leste a oeste, ao sudeste estão as montanhas da Guiana e, ao centro, está a planície de Orinoco.

Sua população é de cerca de 26 milhões de habitantes, sendo que 2% são indígenas. Os quatro maiores grupos de povos indígenas são Wayuu, Warao, Pemon e Anu. A tribo Yanomami é a mais isolada, vivendo ao longo dos afluentes do rio Amazonas.

Colômbia

A Colômbia está no canto noroeste e ocupa mais de 1.138.910 km². Faz fronteira com a Venezuela, Panamá, Brasil, Peru e Equador e possui uma longa costa no mar do Caribe e no Oceano Pacífico. O país tem grandes problemas com drogas e terrorismo, mas a Floresta Amazônica colombiana continua a ser uma atração turística.

Equador

O Equador tem uma população de mais de 14 milhões de espanhóis, caucasianos, indígenas, africanos e misturas de raças. Sua topografia inclui a Floresta Amazônica a leste da Cordilheira dos Andes, as regiões costeiras e os vales montanhosos. O país abrange cerca de 283.561 km².

É rico em recursos petrolíferos, os quais são a principal fonte de crescimento econômico. O Equador também exporta bananas, camarão, peixes e flores.

Brasil

O norte do Brasil é coberto pela floresta Amazônica, tendo uma economia de exportação de borracha, peixe e madeira serrada, sendo que o turismo também contribui.

Um terço da população vive no nordeste, enquanto que a pecuária é predominante no planalto central. O sudeste apresenta as áreas mais desenvolvidas, tendo uma topografia diversificada que inclui montanhas, florestas e grandes cidades. Essa região, cujos principais estados são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, exporta soja, café e pedras preciosas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível