Papel do fisioterapeuta na insuficiência cardíaca

Escrito por don amerman Google | Traduzido por r spol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Papel do fisioterapeuta na insuficiência cardíaca
Pacientes com insuficiência cardíaca não são mais desencorajados a realizarem exercícios físicos. (doctor & patient image by Tatiana Belova from Fotolia.com)

Longe está o tempo em que os pacientes com insuficiência cardíaca eram desencorajados a realizar qualquer tipo de esforço físico por medo de agravar sua situação. Muitos estudos têm mostrado que a fisioterapia pode ajudar esses pacientes não só a manter, como também a melhorar sua função cardíaca. Apesar de ser praticamente um caso de uso ou perda das funções fisiológicas do coração, um fisioterapeuta pode ajudar a identificar o nível de "uso" correto para você.

Outras pessoas estão lendo

O que é insuficiência cardíaca?

A Associação Cardíaca Americana define a insuficiência cardíaca como a incapacidade do coração em atender a todas as demandas dos tecidos do corpo. Ela é comum em indivíduos que sofreram um ataque cardíaco - uma interrupção do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Tais danos reduzem a eficiência do coração. Outros indivíduos podem desenvolver insuficiência cardíaca devido à idade avançada. Os sinais precoces incluem fadiga e falta de ar, desencadeada por esforço físico. Ao longo do tempo, estes sintomas podem aparecer não importando se o paciente exercitou-se ou não.

Cuidados

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com insuficiência cardíaca é apoiado por uma série de autoridades conceituadas da saúde cardíaca, incluindo o comitê da AHA em reabilitação, exercício e prevenção. Entretanto, existem exceções. Consulte seu cardiologista e/ou um fisioterapeuta para ver se você é capaz de receber um programa de fisioterapia. A maioria dos pacientes são, mas é importante verificar antes.

Ache um fisioterapeuta habilitado

Assim como você insistiria para achar um médico de alta qualidade, você vai querer encontrar um fisioterapeuta completamente habilitado para lidar com suas necessidades. A Associação Americana de Fisioterapia (APTA) sugere que você sempre procure um fisioterapeuta licenciado, mesmo se for uma terapia realizada em instalações mantidas por seu médico. O site da APTA tem um serviço de localização que permite que você digite seu código postal e gere uma lista de fisioterapeutas credenciados dentro de um determinado limite próximo à sua casa.

A fisioterapia funciona

Um grande estudo, cujos resultados foram publicados em 8 de abril de 2009 pelo Journal of American Medical Association (JAMA), concluiu que um programa de fisioterapia em pacientes com insuficiência cardíaca não só é seguro, como produziu modestos benefícios. O estudo, chamado HF-ACTION (insuficiência cardíaca: um estudo controlado investigando resultados do exercício de treinamento), envolveu "um ensaio aleatório controlado de 2.331 pacientes ambulatoriais clinicamente estáveis com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida", segundo a JAMA.

Fisioterapia para pacientes na UTI?

Enquanto os benefícios da fisioterapia em pacientes estáveis sejam amplamente aceitos, a APTA em novembro de 2007 divulgou um estudo que apóia a intervenção fisioterapêutica enquanto os pacientes estão se recuperando em uma unidade de terapia intensiva (UTI). A associação alega que pacientes com insuficiência cardíaca envolvidos com exercícios de respiração simples e de amplitude de movimento encurtam a sua estadia na UTI, em comparação com os outros que não participaram das sessões de fisioterapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível