Passos de ensino de divisões longas

Escrito por a.j. hawkins | Traduzido por gabryel monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Passos de ensino de divisões longas
Uma operação de divisão longa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Uma das primeiras maneiras que a maioria das crianças aprende a dividir números grandes é por meio de "divisões longas". Por mais que possa parecer complicada no começo, alguns poucos passos simples podem torná-la um processo relativamente fácil. A meta final da divisão longa é dividir um número, chamado de dividendo, por outro número, chamado o divisor. O resultado disso é chamado de quociente. Alguns problemas de divisão têm também um número sobrando no final, chamado de resto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escrever um problema de divisão longa com o dividendo dentro de uma caixa parcial e o divisor fora da caixa e a esquerda. Por exemplo, no problema 485 dividido por 20, o 20 estará na esquerda separado do 485 na direita por uma linha vertical e a resposta estará acima do 485, sendo separada por uma linha horizontal

  2. 2

    Divida o primeiro número do dividendo pelo divisor e coloque o resultado inteiro do número na linha acima do dividendo. Nesse problema, o 4 e dividido por 20, que dá 0. Não é necessário escrever o 0 se for o primeiro número numa resposta, por mais que isso possa auxiliar quando aprendendo divisão longa pela primeira vez.

  3. 3

    Multiplique a resposta da operação de divisão anterior pelo divisor e coloque o produto abaixo do número no dividendo no qual o divisor foi dividido. Já que 20 vezes 0 é igual a 0, escreva 0 abaixo do 4 no dividendo.

  4. 4

    Subtraia a resposta anterior do número no dividendo acima dele e escreva a resposta abaixo deste número. 4 menos 0 é igual a 4, então escreva 4 abaixo do 0 mais baixo.

  5. 5

    Abaixe o próximo número no dividendo para estar ao lado da resposta da operação de subtração anterior. Como 8 é o próximo número no dividendo, leve-o para o lado do 4, fazendo o numero de baixo 48.

  6. 6

    Divida o número de baixo pelo divisor e escreva a resposta no próximo espaço na linha acima do dividendo. Já que 48 dividido por 20 é igual a 2, escreva isso na linha acima do dividendo.

  7. 7

    Multiplique a resposta da operação anterior pelo divisor e coloque a resposta abaixo do número de baixo. Duas vezes 20 é igual a 40, então coloque isso abaixo do 48 na parte de baixo do problema.

  8. 8

    Subtraia o produto do Passo 7 do número acima e escreva a resposta abaixo. Como 48 menos 40 é igual a 8, escreva 8 na parte de baixo.

  9. 9

    Abaixe o próximo número no dividendo, como no Passo 5, para estar ao lado da resposta da operação anterior. O próximo número no dividendo é 5, então o número de baixo vira 85.

  10. 10

    Divida o número de baixo pelo divisor, como no Passo 6, e escreva a resposta no próximo espaço na linha acima do dividendo. Já que 85 dividido por 20 é igual a 4, 4 é escrito na linha acima do dividendo.

  11. 11

    Multiplique a resposta anterior pelo divisor e escreva esta resposta abaixo do número de baixo, como no Passo 7. Quatro vezes 20 é igual a 8, logo 80 é escrito abaixo.

  12. 12

    Subtraia o produto do passo anterior do número acima e escreva a resposta na parte de baixo, como no Passo 8. Como não há mais números para descer agora, a resposta é 24 e o resto é 5.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível