×
Loading ...

Por que os paulistanos são loucos por pizza?

De todos os lugares do Brasil, é em São Paulo onde é possível encontrar a melhor pizza do País. A tradicional pizza é um dos pratos mais pedidos pelos paulistanos, que só perdem na contagem de número de pizzas para os habitantes de Nova York. Uma pesquisa feita pela organização Jánamesa com mais de 1,2 mil estabelecimentos paulistanos indicou que a pizza lidera o ranking dos pedidos. São 28% do total. A pesquisa apontou ainda que os sabores mais apreciados são a margherita, seguida por mozarela e pepperoni. Mas o que explica tanto amor dos paulistanos pela bela pizza? Mamma mia!

A pizza virou uma febre entre os paulistanos (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

História da pizza no Brasil

Ao contrário do que se costuma imaginar, a pizza não começou com os italianos, mas com os egípcios. Foram eles os primeiros a misturar farinha com água. A massa se difundiu pelo mundo e passou a ser chamada de piscea. Até que a receita chegou na Itália, onde foi aprimorada. E foi justamente por meio dos imigrantes italianos no século 19 que as pizzas chegaram no Brasil. Pouco a pouco, a receita se espalhou em São Paulo, onde havia grandes comunidades de italianos. Novas cantinas de pizza foram sendo abertas em São Paulo a ponto de transformar a cidade em capital da pizza no Brasil.

Loading...
Ao contrário do que se costuma imaginar, a pizza não começou com os italianos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é uma festa em São Paulo. As mais variadas pizzarias da cidade celebram a data com pizzas especiais e promoções imperdíveis. Isso sem contar em algumas festas de bairro feitas para comemorar a data. O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. A data foi oficializada em 1985 pelo secretário de Turismo Caio Pompeu de Toledo. Na ocasião, estava ocorrendo um concurso tradicional que elegeria as dez melhores receitas de pizza em São Paulo. A data é celebrada até hoje.

Dia da Pizza: 10 de julho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para todos os gostos

A pizza tornou-se uma receita tão versátil a ponto de ser servida para todas as classes sociais. Também pela versatilidade, a pizza caiu no gosto dos paulistanos. Justamente em São Paulo é possível encontrar tanto cantinas mais populares quando restaurantes requintados especializados em pizzas finas. O que varia são os ingredientes, que podem ser mais sofisticados na chamada alta gastronomia. Em vez da mozarela, o queijo suíço é a bola da vez na culinária gourmet. Assim como outros ingredientes, como vignolli, conserva de alcachofras e legumes em ratatouill.

Em São Paulo é possível encontrar tanto cantinas mais populares quando restaurantes requintados (Eising/Photodisc/Getty Images)

Rodízio, invenção paulistana

E foi em São Paulo que os restaurantes de pizza criaram uma novidade: o rodízio de pizza. Conta a história que o primeiro rodízio de pizza ocorreu em 1976 no restaurante do empresário Sérgio Della Crocci, que ficava no Pari, centro de São Paulo. A ideia era cobrar um preço fixo para que o cliente comesse à vontade. A moda pegou e pizzarias especializadas em rodízio passaram a abrir as portas em São Paulo e daí para todo o Brasil.

O rodízio de pizza foi inventado em São Paulo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...