Pequenas atividades coordenativas para o jardim de infância

Escrito por marie brown | Traduzido por mariana nicolau
Pequenas atividades coordenativas para o jardim de infância
Desenvolva pequenas habilidades motoras e de solução de problemas com atividades coordenativas (Kids Art image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com)

Brincar e se movimentar são comportamentos naturais de uma criança no jardim de infância e é durante essa fase que a criança começa a refinar sua coordenação motora. De fato, o estudo de título “Fine Motor Activities in Head Start and Kindergarten” (Atividades de coordenação motora fina no programa 'Head Start' e no jardim de infância), de Deborah Marr, diz que "as crianças no jardim de infância gastam metade do seu dia envolvidas em atividades de coordenação motora". Para não ter dúvidas, oferecer várias pequenas atividades coordenativas durante o dia pode ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades motoras ao mesmo tempo em que aprendem a resolver problema, vencer os desafios e desenvolver autonomia.

Coordenativos: Atividades e benefícios

Entenda os benefícios de atividades coordenativas. A autora Eva Essa, no livro “Introduction to Early Childhood Education” (Introdução ao início da educação na infância) diz que "os coordenativos são materiais sensoriais que envolvem uma discriminação visual e tátil; eles requerem habilidades em coordenação dos olhos com o que as mãos fazem". Planeje atividades que permitam que as crianças pratiquem usando pequenos músculos.

Crie colagens

Peça que as crianças desenhem suas próprias formas geométricas, números e letras grandes, e então usem tesouras sem ponta para recortar e colar com cola ou fita adesiva as formas no papel. Recorte retângulos grandes e finos de cartolina para fazer uma moldura para uma exposição de arte; estas são atividades que requerem uma cuidadosa coordenação olho-mão.

Resolver quebra-cabeças

Coloque quebra-cabeças com o nível de dificuldade variado em um local silencioso da sala de aula para que as crianças tenham espaço de espalhá-los. Elimine a frustração incentivando o trabalho em grupo para quebra-cabeças mais complexos. Encaixar as peças envolve mais do que o desenvolvimento da coordenação motora, isso incentiva a paciência, acompanhamento e pensamento crítico.

Acrescentar brinquedos de construção

Brinque com brinquedos de construção. Equipe um laboratório de ciências com uma mesa de trabalho, martelos ou serras de brinquedo. Use balanças, copos de medidas e pequenos blocos de montar para a prática de medição, pesagem e construção, atividades abertas que oferecem várias possibilidades e desenvolvem a destreza.

Costurar e amarrar

Amarre miçangas coloridas para criar braceletes e colares únicos. Costure tecidos ou papel com linhas decorativas e coloridas. Trance tiras de cartolina colorida em aberturas de um papelão fino. Seja usando agulhas grossas ou as mãos, essas atividades de trançar e amarrar promovem o desenvolvimento da coordenação motora.

Cozinhar

Faça receitas simples. Mande as crianças lavarem suas mãos antes de começarem. Forme grupos pequenos e supervisionados que permitam que as crianças participem ativamente na hora de medir, mexer e amassar. Faça massa de modelar, por exemplo, com ingredientes sem glúten listados na revista "Parents Magazine": 1/2 xícara de farinha de arroz, 1/2 xícara de maisena, 1/2 xícara de sal, 2 colheres de sopa de creme de tártaro, 1 xícara de água, 1 colher de sopa de óleo de cozinha e corante alimentício, se quiser. Misture os ingredientes. Cozinhe a misture em fogo baixo por três minutos ou até formar uma bola. Deixe esfriar completamente antes de guardar em um saquinho de plástico do tipo ziplock.

Vestir-se

Incentive as crianças a praticarem abrir e fechar o zíper, os botões, amarrar e afivelar suas próprias roupas quando se prepararem para brincar na rua para desenvolver a autonomia. Incorpore a brincadeira de se vestir para reforçar essas habilidades e para fornecer oportunidades de pequeno risco para as crianças terem sucesso.

Colorir e pintar

Forneça giz de cera, lápis, canetinhas e outras ferramentas para dar apoio à escrita. Deixe aquarela e outras tintas ao alcance das crianças, assim como pincéis de boa qualidade para incentivar expressões artísticas. Segurar instrumentos para escrita e pincéis ajuda as crianças a desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades motoras.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível