Mais
×

Como percorrer toda a extensão da Grande Muralha da China

Atualizado em 23 março, 2017

A Grande Muralha da China é um das maravilhas históricas do mundo e é um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Originalmente construída para impedir a entrada de invasores, a muralha atravessa cerca de 8.800 km pela China, de leste a oeste sobre vários relevos. Muitos visitantes acreditam que toda a extensão da muralha está localizada em Beijing, o que não é verdade. Há ainda cerca de 5.000 km da estrutura existentes. Quão rápido você pode fazer isso depende do seu estado físico e recursos. Pode levar entre três a seis meses para percorrer a muralha.

Instruções

  1. Decida de qual extremidade você quer começar. Você pode iniciar tanto da seção oeste, localizada na província de Gansu, ou na leste, a qual está localizada na Montanha Tigre, próximo à Coréia do Norte. Começar pelo oeste é mais fácil, já Gansu possui fácil acesso. Iniciando pela província você precisará pegar um voo em Lanzhou, a capital, e então viajar para a cidade de Jiayuguan, que é onde a Grande Muralha tem início.

  2. Esteja preparado. Você irá fazer muita caminhada, portanto precisará de sapatos bons e resistentes, suprimentos e uma mochila.

  3. Comece a sua caminhada pela Passagem de Jiayuguan. Este é o extremo oeste da Grande Muralha. Você pode chegar ao local com um taxista local ou com uma agência de turismo especializada em excursões pela Grande Muralha. A seção em Jiayuguan é bem conhecida. Existem horários de funcionamento, portante assegure-se de chegar antes das 20 h (verão e outono) ou 18 h (inverno e primavera).

  4. Continue caminhando ao longo da muralha até chegar à uma pequena cidade chamada Gaotai. Esta está a cerca de 240 km de Jiayuguan seguindo pela muralha. Faça desta a sua primeira parada. Descanse e prepare-se para a próxima etapa da caminhada. Você irá passar por diversos vilarejos pelo caminho. Toda vez que passar por um, não se esqueça de comprar um pouco de comida e obter água potável. Pode haver áreas onde não se poderá ver a muralha, mas continue em seu trajeto.

  5. Deixe Gaotai e caminhe para o leste até chegar à região autônoma de Ningxia. Esta região não possui muitos vilarejos e recursos próximos à muralha, portanto certifique-se de que possui comida e água suficientes para chegar a este ponto.

  6. Caminhe de Ningxia até chegar à província de Shanxi. A muralha apresentará o aspecto de tijolos pela primeira vez. A primeira seção de tijolos estará próximo a uma pequena cidade chamada Suichuan. A muralha serpenteia sobre diversos tipos de relevo em Shanxi, tornando o cenário especialmente belo. Esta área marca a metade da sua caminhada.

  7. Siga a muralha até a província de Hebei. Benjing situa-se nesta província, e as seções da muralha neste local são as mais frequentadas por turistas e pessoas locais. Em Beijing você poderá conseguir mais suprimentos e descansar antes de continuar a jornada.

  8. Continue seguindo a Grande Muralha até a província de Liaoning. Esta é uma parte muito antiga da muralha. Estava em questão, até recentemente, se esta seção era de fato pertencente à muralha.

  9. Caminhe até Hushan, Montanha Tigre, em Liaoning. Este é o final da muralha.

Dicas

  • Mapeie sua rota com antecedência. Haverá algumas áreas ao longo do caminho onde você poderá ver partes físicas da muralha.
  • Leve um livro de frases chinesas com você para se comunicar com as pessoas nos vilarejos. Embora algumas pessoas em grandes cidades na China conversem inglês, é muito raro encontrar pessoas que falam a língua em pequenas cidades e vilarejos.
  • Converta seu dinheiro em Renminbi, moeda chinesa. Esta é a única moeda que a maioria das vilas utilizam.
  • As maiores passagens, como as de Jiayugua e da Montanha Tigre, possuem horários de funcionamento. Estes estão, normalmente, entre 8 h e 18 h, mas podem ser alterados pela estação; portanto verifique antes de você começar.

Aviso

  • Não beba água diretamente da torneira, rio ou poço. Sempre compre águas engarrafas ou ferva sua água antes de tomá-la.
  • Planeje bem de forma que você tenha comida suficiente. Você viajará pela China rural pela maior parte do tempo, portanto supermercados e estabelecimentos de fast-food serão escassos.
  • Os turistas estrangeiros geralmente não são permitidos a ficar em hotéis com menos de três estrelas. Traga equipamentos para que você possa acampar, ao invés de depender de hotéis durante todo o trajeto.

O que você precisa

  • Bons tênis de caminhada
  • Comida
  • Mochilas de caminhada
  • Dinheiro, convertido em Renminbi
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article