×
Loading ...

Picadas de cobra em uma vaca

Atualizado em 23 março, 2017

Existem cobras na maioria das áreas rurais do país; elas costumam preferir gramados grandes e abertos, como em ranchos. De acordo com o Serviço de Pesquisa Econômica dos EUA, o país consumiu mais quase 12 mil toneladas de carne bovina em 2010. Com essa quantidade de gado, é inevitável que os dois grupos de animais se encontrem de tempos em tempos. Embora as picadas de cobras possam ocorrer com os bovinos, raramente são motivo para preocupação.

Uma vaca mancando frequentemente pode ter sido picada por uma cobra (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Tamanho

Existem apenas quatro tipos básicos de cobras venenosas nos Estados Unidos, incluindo a Agkistrodon contortrix, a Agkistrodon piscivorus, a coral e vários tipos de cascavéis; no Brasil, as mais conhecidas são a cascavel. a jararaca, a surucucu e a coral verdadeira. A melhor coisa em ser uma vaca e encontrar uma cobra é o tamanho. Como o veneno entra na corrente sanguínea ao viajar pelo ponto no qual foi injetado, ele vai se diluir a determinado grau dependendo do tamanho do animal; quanto maior ele for, mais diluído o veneno ficará. Na maioria dos casos de picadas, o gado ficará bem — embora os animais possam sentir alguns sintomas por um curto período de tempo.

Loading...

Picadas na face

Uma exceção à regra é quando o gado é picado na face, pois isso pode resultar em morte. A principal razão para isso é que estas áreas do corpo possuem mais suprimentos de sangue, o que faz com que mais veneno atinja a corrente sanguínea — o que não aconteceria se a picada fosse dada em outra extremidade do corpo. Outros animais que podem sucumbir facilmente às picadas de cobras incluem vacas mais velhas, especialmente aquelas com os sistemas imunológicos comprometidos, e também os bezerros, por serem bem menores.

Tipos de cobras

Como imaginado, o tipo da cobra desempenha um papel crítico também. Embora a maioria das cobras dos Estados Unidos não provoquem a morte do gado, as serpentes venenosas de muitos outros países — como a Austrália — podem facilmente levar os animais a óbito. Algumas delas, incluindo as cascavéis, possuem um veneno hemotóxico que causa danos aos tecidos, pois afeta os vasos sanguíneos locais. As serpentes com veneno neurotóxico, como as corais, causam problemas no sistema respiratório.

Sinais e sintomas

Por sorte, a maioria das cobras dos Estados Unidos não são venenosas e geralmente não causam sintomas. Na pior das hipóteses, essas serpentes podem causar irritação, inchaço e sensibilidade na área. As venenosas, por outro lado, fazem com que as vacas fiquem letárgicas. Elas podem criar irritações e inchaços mais intensos na área, que também pode mudar de cor temporariamente. Um sinal comum de que uma vaca foi picada por uma cobra é se ela mancar em uma das pernas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...