Lazer e cultura

Como pintar um céu iluminado pela lua

Escrito por david gordon | Traduzido por gabriela drumond
Como pintar um céu iluminado pela lua

Luminosidade é criada através de contraste e tonalidade

clouded moonrise image by David Woods from Fotolia.com

Pintar um céu iluminado pela lua requer algum conhecimento de como criar uma sensação de luminosidade. A própria lua e as bordas das nuvens vão parecer estarem iluminadas enquanto as áreas em torno vão agir para trazer esse brilho. Cada pintura depende do contraste na cor e tonalidade, mas isso é especialmente verdade para as pinturas que transmitem uma sensação de luminosidade. As áreas claras dependem das áreas escuras ao redor para serem definidas. Seja usando aquarela ou óleo, o seu trabalho como artista é equilibrar esses elementos para alcançar a maior sensação possível de luminosidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tintas
  • Pincéis
  • Tela esticada, placa preparada ou papel de aquarela
  • Fita adesiva
  • Farrapos
  • Água (se estiver usando aquarela ou tinta acrílica)
  • Medium de pintura (se estiver usando tinta a óleo)
  • Lata de limpador de pincel (se estiver usando tinta a óleo)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Aquarela

  1. 1
    Nesta foto, a luz é parcialmente encoberta pelas nuvens, fazendo com que as bordas fiquem mais suaves

    rainbow moon image by jacinda richman from Fotolia.com

    Use um bloco de aquarela ou cole as bordas do seu papel em uma placa com fita adesiva.

  2. 2

    Decida onde colocar a lua. Pense nas possibilidades: um canto superior ou inferior, ou no meio do papel. Qualquer posicionamento é válido se você tiver considerado todas as opções.

  3. 3

    Deixe a lua branca e pinte em torno dela com um banho de luz amarela. Estenda a lavagem para as bordas do papel, mas crie variações fazendo o amarelo mais pesado em alguns lugares e mais leves nos outros. Você pode até deixar um pequeno pedaço de papel virgem.

  4. 4

    Pinte com uma cor rosa. Trabalhe a tinta molhada sobre molhada, mas não tão molhada a ponto que forme poças de tinta ou que ela se espalhe incontrolavelmente. Assim que você construindo camadas de cor, tente deixar um toque de cada cor subjacente aparecer.

  5. 5

    Continue esse processo usando vermelho, em seguida uma pequena quantidade de verde, então violeta e azul. O papel deve ficar úmido, mas talvez você precise deixá-lo secar um pouco entre as camadas, para que ele não esteja muito úmido. Enquanto você trabalha, preste muita atenção ao equilíbrio entre a luz da lua e a escuridão do céu.

  6. 6

    Suavize a borda da lua passando um pincel úmido por cima.

  7. 7

    Deixe o céu secar até o ponto que a tinta não vai se espalhar para a lua. Aplique na lua lavagens muito claras de amarelo e, em seguida, azul esverdeado. Use, principalmente, água e muito pouco de tinta para que a lua mantenha o seu brilho.

    Óleo e acrílica

  1. 1

    Pinte toda a tela em variações de azul. Este será o céu. Pode ser muito uniforme ou você pode misturar notas de vermelho, violeta e até mesmo verde. Misture-as em branco para variar a tonalidade. O céu pode ser mais leve na parte inferior e escurecer progressivamente na parte superior. Variações vão fazer com que sua pintura seja mais vibrante, mas, seja sutil, de modo que o céu continue a ser um fundo unificado para o que vem a seguir.

  2. 2

    Pinte as nuvens com um azul acinzentado que seja um pouco mais leve em termos de valor do que o céu. Suavize as bordas das nuvens. As nuvens vão gradualmente ficando mais escuras à medida que estão mais afastadas da lua.

  3. 3

    Realce as bordas das nuvens que estão mais próximas da lua. Use uma tinta branca misturada com um pouco de amarelo. Misture os pontos de luz nas nuvens.

  4. 4

    Pinte a lua com a mesma cor amarelo-branco que você usou para os destaques iluminados nas nuvens.

  5. 5

    Se você deseja adicionar árvores, montanhas ou outros elementos à paisagem, eles devem estar silhuetados e com muito poucos detalhes. Use um azul muito escuro. Tente azul ultramarino misturado com carmim queimado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media