×
Loading ...

Como pintar um céu nublado

Atualizado em 17 abril, 2017

Pintar nuvens é mais difícil do que parece, já que elas não têm formas ou linhas definidas. As nuvens também refletem muitas cores, que variam dependendo da hora do dia, e têm áreas de sombra claras a muito escuras. A chave para a pintura de nuvens encontra-se na técnica de pintar tons claros a escuros ou usar brilhos e sombras para definir suas formas. Usando técnicas de pincel para misturar as nuvens com o céu, dê a elas uma aparência macia e delicada. Depois de dominar a forma de criação em duas dimensões em superfícies planas ao pintar sombras e pontos de luz, você vai se tornar um profissional em pintura de céus nublados.

Instruções

Pinte as luzes e sombras das nuvens para criar formas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Consulte a sua foto de referência e esboce o contorno das nuvens que você vê na tela com um lápis. Desenhe suavemente para capturar as formas básicas delas.

    Loading...
  2. Pinte as nuvens com uma fina camada de tinta branca. O branco representa a área mais clara das nuvens.

  3. Pinte as sombras escuras das nuvens. Consulte a foto de referência e observe as cores que você realmente vê. Normalmente, em um dia ensolarado com céu azul, as nuvens têm tons de cinza, azul e amarelo. Use tons escuros dessas cores para criar áreas escuras.

  4. Com um pincel seco, adicione uma pequena quantidade de tinta ao seu pincel e retire o excesso com uma toalha de papel. Usando pinceladas circulares para criar um efeito ralo, misture as cores escuras ao redor das áreas mais carregadas das nuvens.

  5. Pinte as áreas iluminadas das nuvens. Use tons mais claros de cinza, azul e amarelo para pintar as áreas de meia-luz. Novamente, usando um pincel seco, faça movimentos circulares para misturar os limites das áreas sombreadas mais escuras que você pintou, utilizando as cores de forma a atingir tons cada vez mais claros para misturá-los com as áreas iluminadas de branco.

  6. Pinte o fundo do céu azul. Ele vai conter muitos tons de azul, portanto, comece com o tom mais claro que você vê para usá-lo como sua cor de base. Em seguida, pinte os azuis claros e escuros. Pinte ao redor dos contornos das nuvens para definir seus limites. Então, pincele para misturar as fronteiras das nuvens com o céu para que você não veja uma borda definida.

Loading...

Dicas

  • Para criar um efeito de nuvem rala, certifique-se de remover o excesso de tinta do pincel e manter as cerdas movendo-se em um movimento giratório ao pintar.

O que você precisa

  • Foto de nuvens
  • Tela de pintura
  • Lápis
  • Tintas acrílicas para arte
  • Conjunto de pincéis para artista

Referências

Loading ...
Loading ...